Vila Verde

Vila Verde. Cegonhas escolhem a Vila de Prado para fazer imponente ninho

(c) António Moreira
Partilhe esta notícia!

As cegonhas (Ciconia spp.) são aves migrantes da família Ciconiidae. As cegonhas têm cerca de 1 metro de altura e 3 kg de peso. O seu habitat é variado e a alimentação inclui pequenos vertebrados. São animais migratórios e monogâmicos. As cegonhas não têm siringe e por isso não emitem sons vocais, emitem sons batendo com os bicos, atividade a que se dá o nome de gloterar.

Foto: António Moreira

Habitat

As cegonhas vivem em locais como campos abertos, margens de lagos e lagoas, zonas pantanosas, prados húmidos, várzeas, cidades, pântanos, pastagens e falésias

Alimentação

Comem rãs, lagartos, cigarras, cobras, insectos, minhocas e peixes e pequenos mamiferos.

Reprodução

As crias saem da casca na Primavera e quando chove a cegonha abre as asas para protegê-los. Põem cerca de 3 a 5 ovos, a sua incubação é de 20 a 30 dias, as crias são indefesas e penugentas.

Foto: António Moreira

Vila de Prado é local de nidificação

A Vila de Prado foi local escolhido por um casal de cegonhas para a nidificação e reprodução da espécie. Em local não revelado por prevenção, esta linda espécie escolheu Vila Verde para reproduzir e o cenário é idílico.
Ao Semanário V quem capturou a imagem pede a todos os que eventualmente saibam o local para não revelar para “preservar a espécie” de “possíveis maldades”.

Comentários

topo