País

Mais de 16 mil cidadãos estrangeiros podem renovar automaticamente residência

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

Mais de 16 mil cidadãos estrangeiros residentes em Portugal com títulos que caducam entre 01 de abril e 30 de junho vão poder renovar automaticamente a sua residência a partir de hoje, informou o SEF. Em comunicado, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) explica que disponibiliza a partir de hoje a funcionalidade de “renovação automática” para as cerca de 16 mil autorizações de residência que caducam entre 01 de abril e 30 junho “com garantia do cumprimento das regras de segurança e mitigação das consequências que resultaram da situação de emergência sanitária”.

O SEF precisa que, até à data, esta funcionalidade estava disponível para títulos de residência com data de caducidade até 31 de março, tendo sido a data das “renovações automáticas” alargada por mais três meses.

Desde julho de 2020 que o SEF tem esta funcionalidade na “área pessoal” do portal do SEF em que o cidadão estrangeiro pode aceder à funcionalidade “renovação automática” do seu título de residência.

O SEF salienta que este processo das “renovações automáticas”, que entra agora na quarta fase, é integralmente digital e dispensa a deslocação física do cidadão ao balcão de atendimento.

Em novembro de 2020, esta ferramenta foi alargada a estudantes estrangeiros a frequentar o ensino superior em Portugal.

O SEF avança que, desde julho de 2020 e até ao momento, foram realizadas cerca de 104 mil renovações automáticas que, na sua maioria, correspondem a cidadãos oriundos do Brasil (49.418), Cabo Verde (7.108) e Nepal (6.629).

Este serviço de segurança frisa que esta funcionalidade tem vindo a permitir “diminuir o fluxo de atendimentos presenciais nos diferentes balcões do SEF, contribuindo de forma expressiva para as medidas de mitigação da pandemia.”

Comentários

topo