Viana do Castelo

GNR recupera 700 quilos de ouriços-do-mar vivos em Viana do Castelo

(c) GNR
Partilhe esta notícia!

A Guarda Nacional Republicana (GNR) no distrito de Viana do Castelo, através de militares da Unidade de Controlo Costeiro (UCC), apreendeu mais de 700 quilos de ouriços-do-mar, com o valor presumível de 3 590 euros, informa esta autoridade em comunicado a que acedeu o Semanário V.

No âmbito de uma ação de fiscalização dirigida ao transporte de pescado fresco e de bivalves, os militares da Guarda detetaram uma viatura que transportava cerca de 718 quilos de ouriços-do-mar (Paracentrotus lividus), cuja documentação não permitia determinar a sua origem e rastreabilidade, o que pode constituir um perigo para a saúde pública.

Desta ação resultou a identificação de um homem, tendo sido elaborado um auto de contraordenação por falta de rastreabilidade, infração punível com uma coima que pode ascender aos 25 000 euros.

Os ouriços-do-mar, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural.

A GNR relembra que a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo.

Comentários

topo