Região

ACeS Gerês/Cabreira. Quase 90% dos idosos com mais de 80 anos já receberam uma dose da vacina

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

O Agrupamento de Centros de Saúde Cávado II: Gerês/Cabreira tinha inoculado, até ao dia de ontem, 7242 utentes com as duas doses da vacina contra a Covid-19 nos cinco concelhos que abrange: Vila Verde, Amares, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso.

Até esta terça-feira, 6853 utentes com mais de 80 anos tinham recebido a primeira dose da vacina contra o SARS-CoV-2, o que equivale a 89,51% da população mais idosa do território abrangido pelo ACeS Gerês/Cabreira. Com as duas doses, foram já inoculados 4777 utentes na faixa etária acima dos 80 anos, uma percentagem de 72,40% da população.

De resto, foram já vacinadas em Vila Verde, Amares, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso 7242 pessoas com as duas doses da vacina contra a Covid-19 (dados atualizados até esta terça-feira, 20 de abril). Contas feitas, 6,71% da população já tem a vacinação completa.

A primeira dose já foi administrada a 17779 utentes, ou seja, 16,47% dos utentes do Agrupamento de Centros de Saúde Gerês/Cabreira. Feitas as contas, no total há 25021 utentes que já foram inoculados com pelo menos uma dose da vacina naquele território.

Vacinação arrancou em dezembro

O ACeS Gerês/Cabreira arrancou a campanha de vacinação a 30 de dezembro. Os primeiros vacinados foram os cerca de 400 profissionais de saúde daquele agrupamento.

Em fevereiro, a inoculação estendeu-se à população abrangida pela primeira fase do processo:  profissionais e residentes em Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), utentes com mais de 80 anos e a partir dos 50 com comorbilidades associadas.

Foram também abrangidas, até agora, as corporações de bombeiros e ainda o pessoal docente e não-docente dos estabelecimentos escolares.

Atualização de Contactos

O Agrupamento de Centros de Saúde está, nesta altura, a promover uma atualização de contactos dos utentes para melhorar a forma de comunicar com a população.

Os contactos (telemóvel, telefone fixo, e-mail) podem ser atualizados através deste formulário.

O ACeS Gerês/Cabreira divide-se em doze Unidades de Saúde Familiares (USF) e Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (USCP), distribuídas pelos concelhos de Vila Verde, Amares, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso. Em 2017, abrangia uma população residente de 105.069 habitantes, representando cerca de 2,9% da população da região Norte.

Comentários

topo