Braga

Mercadona doou cinco toneladas de comida à Cruz Vermelha de Braga (CVP)

(c) Direitos reservados / Mercadona
Partilhe esta notícia!

A Mercadona continua a reforçar o seu Plano de Responsabilidade Social e com vista a dar uma rápida resposta às necessidades de quem tanto precisa, a Mercadona tem intensificado as suas doações a diversas instituições com as quais colabora, garantindo a entrega de bens de primeira necessidade.

As doações de alimentos, que fazem parte do plano de ação social da Mercadona, têm crescido progressivamente, acompanhando a expansão da cadeia em Portugal. Estas práticas já fazem parte do dia-a-dia das lojas da Mercadona, que começam a doar desde o primeiro dia em que abrem as suas portas ao público, com periocidade diária, a uma cantina social. O valor é representativo do esforço feito pela empresa em termos de compromisso social, tendo em conta que a Mercadona detém apenas 20 lojas em Portugal. Desta forma, a empresa reforça o seu compromisso de “Partilhar com a Sociedade parte do que dela recebe”, tendo doado 1.200 toneladas de alimentos em 2020, o equivalente a 20.000 carrinhos de compras.

A empresa doou à Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa cerca de 5.000 quilos de bens alimentares tais como lotes de leite, arroz e óleo. Do mesmo modo, no passado mês de março, a Mercadona tinha já efetuado uma outra doação, de 1.500 quilos de bens alimentares, à Caritas Arquidiocesana de Braga para que a instituição melhorasse a resposta aos inúmeros pedidos recebidos.

Armando Osório, Presidente da Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, refere: “Mais uma vez fomos presenteados com uma significativa oferta que é para nós um meio de podermos ajudar aqueles que todos os dias nos procuram para poderem fazer face às dificuldades que enfrentam. Com estes géneros alimentares, de qualidade excelente, conseguimos concretizar a ajuda que prestamos às pessoas que todos os dias nos procuram. Embora o apoio que hoje prestamos se destina a toda a população que nesta crise social nos procura, não posso deixar de referir que dentro deste grupo estão as pessoas em situação de vulnerabilidade social, entre os quais destacamos pessoas em situação de sem abrigo com comportamentos aditivos e dependências. A Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga apoia diariamente um número fixo de cerca de 150 pessoas, para além de ajudas pontuais, na satisfação de necessidades básicas nas quais se destaca a alimentação, vestuário e higiene pessoal. Com estes donativos, podemos apoiar mais pessoas, e aumentar a diversificação dos produtos alimentares, melhorando a qualidade de vida das pessoas que beneficiam dos nossos serviços”.

Sofia Cardoso, Diretora de Relações Externas dos Distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real da Mercadona, reforça: “Na Mercadona primamos por manter uma relação de proximidade com as entidades sociais das zonas envolventes das nossas lojas, é o caso da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga, que dá uma pronta resposta às necessidades de quem mais precisa, especialmente no momento em que vivemos, em que os pedidos de ajuda aumentaram significativamente. Na Mercadona continuamos comprometidos em partilhar com a Sociedade parte do que dela recebemos”.

No distrito de Braga, além do apoio à Cruz Vermelha Portuguesa, a Mercadona chegou já a instituições beneficiárias e a famílias que contam com a ajuda do Banco Alimentar Contra a Fome e Cáritas Arquidiocesana. Além destas entidades, apoia regularmente a Associação de Solidariedade Social de S. Tiago de Fraião e o GASC – Grupo de Ação Social Cristã, que fazem parte de um conjunto de cantinas sociais apoiadas pelas 20 lojas da Mercadona em Portugal.

Comentários

topo