Braga

Instituto Português da Juventude promove ação “Namorar Com Fair Play” pelo país

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

Em 2012 o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. criou um projeto de voluntariado jovem para prevenir a violência no namoro, presente no Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação.
A prevalência de diversas formas de violência nas relações de namoro, bem como o não reconhecimento destes comportamentos como abusivos revelaram que, independentemente do contexto geográfico, é fundamental trabalhar a consciencialização sobre esta problemática social junto dos jovens.
A ação “Namorar Com Fair Play – 2021”, é uma ação voluntariado de longa duração integrada no Programa Agora Nós, com o objetivo de:

* Promover o direito à igualdade e inclusão social de todos/as os/as jovens, combatendo a exclusão social de todas as formas de desigualdade e discriminação;
* Prevenir a vitimização de jovens e a violência com base nas desigualdades de género;
* Combater a violência no namoro;
* Sensibilizar os jovens para a igualdade de género como parte integrante dos Direitos Humanos;
* Sensibilizar os jovens para a identidade de género;
* Eliminar estereótipos de género promovendo uma cultura de não-violência;
* Promover a cidadania participativa.

O IPDJ, como entidade promotora, pretende proporcionar a ação em Escolas, do ensino básico (3ª ciclo), secundário e universitário, em meio associativo, em autarquias ou no âmbito de outros programas desenvolvidos ou subvencionados pelo IPDJ.

Os/as jovens voluntários/as tem idade compreendida entre os 16 e os 30 anos, são ressarcidos/as de despesas no valor de 12,00 euros/dia, sendo o ressarcimento da responsabilidade da entidade promotora, e as tarefas a executar têm uma duração diária de 5 horas.

Os/as voluntários/as tem ainda direito à participação numa ação de formação especifica, cujo objetivo é dotar os jovens de conhecimentos e competências que lhes permitam realizar as suas tarefas com autonomia, e aborda conteúdos ligados à “Violência no Namoro”, a ser ministrada por entidade certificada, com a duração de 14 horas, em data a divulgar oportunamente.

Para participar na iniciativa, os jovens devem efetuar a inscrição online na plataforma dos programas, aqui.
Para mais informações poderá contactar os Serviços de Braga do IPDJ, à Rua Santa Margarida, ou ainda através do telefone 253 204 250.

Comentários

topo