Região

Escola de Desporto e Lazer do IPVC de Viana do Castelo comemorou 10º aniversário

Partilhe esta notícia!

A Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL), em Melgaço comemorou, esta quinta-feira, dia 06 de maio, o 10º Aniversário. A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Professor João Sobrinho Teixeira. Para assinalar a data o Presidente do Município de Melgaço formalizou a entrega do edifício ao IPVC.

Trata-se da mais jovem Escola Superior do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), cujas instalações, no Complexo Desportivo e de Lazer Comendador Rui Solheiro, de que faz parte integrante o Centro de Estágios de Melgaço, foram inauguradas a 15 de maio de 2013 pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, sendo na altura Presidente da Câmara Rui Solheiro, aquando das comemorações do 27º aniversário do IPVC. Um edifício que arrecadou dois prémios internacionais de arquitetura e que desde esse momento foi a casa da Escola Superior de Desporto e Lazer.

E, em dia de aniversário, o Presidente do Município de Melgaço, Manoel Batista, formalizou a entrega do edifício ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo, rubricando o auto de entrega. “Dez anos de Escola superior de Desporto e Lazer é o mesmo que dizer que tem sido uma longa caminhada de afirmação para o IPVC que apostou nesta oferta formativa pioneira e de grande qualidade. É para nós, hoje, uma honra formalizar a entrega do edifício onde a ESDL se encontra, formalmente ao IPVC. É da mais elementar justiça que o futuro deste edifício seja totalmente gerido pelo IPVC”.

Pedro Bezerra, diretor da ESDL-IPVC, recordou o nascimento do “projeto arrojado ESDL” traçando a sua evolução ao longo de uma década e apontou caminhos para o futuro que passam pelo aumento da oferta formativa, quer ao nível de Mestrados como nas Licenciaturas.

“Há falta de profissionais de Educação Física, e muito em breve o país vai-se debater com esse problema. Assim lanço o desafio para que seja equacionada a possibilidade da ESDL poder ter esse curso de Licenciatura, uma vez que tem quadros altamente qualificados para o efeito, e desta forma começar a formar profissionais nesta área”.

Carlos Rodrigues, presidente do IPVC, sublinhou a importância do “ombro amigo” que tem sido a parceria com a Câmara Municipal de Melgaço, no crescimento e afirmação da ESDL. “Um agradecimento público à Câmara de Melgaço pelo apoio incondicional para afirmar todo este sucesso. A construção deste edifício e a sua disponibilização, por 50 anos, foram essenciais. O apoio com a disponibilização de todas as infraestruturas desportivas existentes para que a escola possa exercer as suas atividades. A adequação das infraestruturas existentes na vila para a residência de estudantes. Na disponibilidade de espaços para a instalação de outros equipamentos para alojamento e na cedência de meios humanos, postos ao serviço das atividades da ESDL”.

O presidente do IPVC aproveitou a presença do Secretário de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Professor João Sobrinho Teixeira, para recordar e voltar a pedir que o Governo autorize os Instituto Superiores Politécnicos a conferir o Grau de Doutoramento assim como a alteração do nome de “instituto” para “Universidades Politécnicas”.

O Secretário de Estado prometeu transmitir os pedidos ao governo e aproveitou a ocasião para anunciar uma série de projetos aos quais as instituições de ensino superior se podem candidatar.

Fotos: IPVC

Plataformas de Mecenato Social e Académico

A Escola Superior de Desporto e Lazer rubricou hoje com diversas instituições protocolos no âmbito do Mecenato Social.

Empresas que vão auxiliar estudantes mais “desfavorecidos” na prossecução dos seus estudos, ao “assegurar o pagamento de propinas, alojamento e alimentação”.

São já várias as empresas que se associaram ao projeto: “- Sociedade Quintas de Melgaço; Quinta do Soalheiro, Aflex Portugal e Anselmo Mendes Vinhos”.

Já no âmbito do Mecenato Académico foi assinado um protocolo com a ICA Canoying com o objetivo de dar um novo estímulo à produção científica de qualidade numa área muito específica como é o Desporto de Natureza, através do financiamento da propina aos alunos de mestrado desta área que desenvolvam dissertações académicas tendo o Canyoning como objeto de estudo.

Reforço do alojamento

O diretor da Escola, Pedro Bezerra e o Presidente da Câmara Municipal anunciaram novas parcerias de forma assegurar um aumento de camas para estudantes e professores visitantes. A requalificação de uma antiga escola e uma nova parceria vão, muito em breve, traduzir-se num reforço do alojamento para os estudantes da ESDL.

Comentários

topo