Terras de Bouro

Porto Canal divulga tradição das “toalhas de água às mãos” em Terras de Bouro

(C) Município de Terras de Bouro
Partilhe esta notícia!

A convite do Porto Canal, de modo a dar a conhecer “as toalhas de água às mãos”, o Grupo de Artes e Ideias, que integra o Grupo Desporto Recreativo e Cultural de Rio Caldo, escolheu o Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna, para expor as toalhas e falar sobre a sua história.
Assim, no dia 5 de maio, o Programa “Viver AQUI” do Porto Canal, realizou filmagens em Terras de Bouro com o objetivo de dar a conhecer a tradição das “toalhas de água às mãos”, em reportagem transmitida no mesmo dia pelas 18h10, segundo comunicado do município de Terras de Bouro a que acedeu o Semanário V.

A Vereadora da Cultura, Ana Genoveva Araújo, esteve presente, começou por dar as boas vindas a todos e na sua intervenção saudou este grupo de mulheres e agradeceu toda a dedicação e contributo que dão à cultura terrabourense. A Sra. Vereadora fez ainda um enquadramento sobre a história do Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna, desde que a aldeia de Vilarinho foi submersa, no inicio doas anos 70, contando pormenores dos seus usos e costumes, da sua riqueza etnográfica, até à construção e inauguração do referido Museu. Terminou deixando convite a todos para visitarem o Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna, Núcleo Museológico de Campo do Gerês.

Em representação do Grupo Artes e ideias, Filomena Araújo procedeu à apresentação de todo o trabalho realizado pelo grupo, bem como todas as características desta tradição, explicando o detalhe de cada toalha e salientando a importância e valor em dar continuidade a este legado cultural tão valioso. Referiu, ainda, todos os outros trabalhos de artesanato que este grupo executa, que o fazem por gosto à cultura, de modo a que a mesma perdure no tempo.

Comentários

topo