Vila Verde

Vila Verde. Alunos da Secundária têm aula diferente num “Mundo de Contrastes”

(c) Escola Secundária de Vila Verde
Partilhe esta notícia!

No dia 6 de maio, a turma do 12º H/F, na aula de Geografia C da Escola Secundária de Vila Verde, teve uma aula diferente, avança a ESVV em comunicado a que acedeu o Semanário V. No âmbito do domínio “Mundo de Contrastes”, procedeu-se à compreensão das assimetrias existentes no mundo atual em termos demográficos, sociais e ambientais, através da atividade “Dá um passo em frente”.

Cada aluno recebeu um cartão com uma “personagem” que encarnou, posicionando-se no seu dia-a-dia, nos seus sonhos, nas suas preocupações e medos. De seguida, a turma foi para o pátio da escola e todos se colocaram ao longo da parede, no mesmo ponto de partida. Após isto, a professora formulou questões, avisando que se a respetiva personagem faz ou pode fazer o que é questionado, os alunos teriam de avançar um passo. Caso a resposta fosse negativa, os alunos manter-se-iam no mesmo sítio. Depois, de volta à sala, partilharam-se “sensações” face à posição e avanços de uns ou face ao facto de outros terem ficado “para trás”, tentando-se identificar o contexto da personagem e os fatores que determinaram quem avançava mais ou menos.
A aula foi marcada por muitos momentos de silêncio e de reflexão, sistematizando-se conhecimentos, para a identificação dos contrastes e das suas causas/indicadores.

Comentários

topo