Braga

Eventos da Braga Romana vão ser transmitidos ‘via online’

(C) Município de Braga
Partilhe esta notícia!

Em parceria coma Equipa Espiral serão apresentados, durante a Braga Romana, três documentários que recriam alguns momentos mais impactantes desta recriação.

Fotos: Município de Braga

DIES LUSTRICUS (Baptizado)
22 de Maio | 16h00
Aquando do nascimento de uma criança, esta era sujeita à aprovação do Pai (Pater Familias) que ao pegar nele (Tollere filium) indicava a sua aceitação! Após aceite, somente passados oito dias para as raparigas e nove para os rapazes, ocorria o Dies Lutricius, uma cerimónia de purificação, com a dádiva do seu nome e da respectiva família, para apresentação à sociedade. Das ofertas feitas à criança neste dia, destaca-se a Bulla, que acompanhará a criança até imposição da toga viril, no caso dos rapazes, e ao dia do casamento no caso das raparigas.

 

‘Braga Romana’ regressa com espetáculos online de 19 a 23 de Maio

ROMANAE NUPTIAE (Casamento)
23 de Maio | 16h00
Um casamento romano era sinónimo de festa e alegria e, na grande maioria dos casos, de grandes alianças políticas e económicas. O ritual da cerimónia é recheado de momentos simbólicos da mitologia clássica, como também de notáveis partes lúdicas que durante o banquete deliciam os noivos e seus convidados.

ROMANA FUNERA (Funeral)
23 de Maio | 21h00
Após a morte, os romanos cumpriam o ritual de expor o corpo para velação pública. Seguia-se o cortejo fúnebre que, chorado por “carpideiras” e embelezado pela pompa, percorria as principais vias da cidade até ao local da cremação, onde aí cumpria a sua função de apoteose.

Comentários

topo