País

Nestlé entrega 400 colmeias a apicultores nacionais e ajuda a preservar as abelhas

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

No âmbito da Campanha “Juntos pelas Abelhas”, a Nestlé NESTUM® vai proceder à entrega simbólica de 400 colmeias a apicultores nacionais, no dia 20 de maio, às 11:00 horas, no Posto Apícola do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), na Tapada da Ajuda, em Lisboa. A entrega simbólica surge na sequência do protocolo de colaboração para o desenvolvimento da campanha “Juntos Pelas Abelhas”, celebrado com a FNAP (Federação Nacional dos Apicultores de Portugal) e a FENAPICOLA (Federação Nacional de Cooperativas Apícolas e de Produtores de Mel), através do qual a NESTUM vai doar 400 núcleos de abelhas-rainha, que, uma vez colocados no seu habitat natural e tendo alimento em abundância, terão a capacidade de se reproduzir, dando origem a novas colmeias num curto espaço de tempo. Os apicultores elegíveis para esta oferta foram apurados por um concurso que decorreu durante o mês de abril, seguindo os critérios definidos pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a entidade que tutela o sector. Foram assim selecionados 61 apicultores cujos apiários se localizam em regiões afetadas por catástrofes e calamidades naturais registadas em 2020. Com esta iniciativa NESTUM está a contribuir para a reposição da população de abelhas nessas regiões, promovendo também a valorização do mel e dos produtos apícolas nacionais.

AGENDA
10h45: Chegada ao local do evento e de exposição de colmeias e produtos apícolas
11h00: Discurso de Boas-vindas – Nuno Canada, Presidente do INIAV 11h10: Discurso de entrega de núcleos de abelhas – Luis Ferreira Pinto, Diretor de Dairy Nestlé Zona EMENA.
11h20: Entrega de Núcleos a cada um dos presidentes – FNAP e FENAPICOLA
11h25: Discurso da FNAP – Manuel Gonçalves – Presidente
11h35: Discurso da FENAPICOLA – Bruno Martins – Presidente 11h45: Discurso da DGAV – Susana Pombo, Diretora-geral da DGAV
11h55: Fim de cerimónia com visita aos apiários do Posto Apícola.

Comentários

topo