Braga

Câmara de Braga assina protocolo de apoio à ‘Associação Bragatos’

(c) Município de Braga
Partilhe esta notícia!

O Município de Braga, no âmbito da aplicação de políticas que contribuam para prevenir as doenças e promover e salvaguardar a saúde animal, assinou mais um protocolo para a implementação do Programa CED (Capturar, Esterilizar, Devolver) com a Associação Bragatos, revela o comunicado a que acedeu o Semanário V.

A assinatura do protocolo contou com a presença de Altino Bessa, vereador do Município de Braga, e de Alexsandra Silva, Vice-Presidente da Associação. Existem no Concelho várias colónias de gatos que são monitorizadas por Associações de Proteção Animal e o Município de Braga vem, deste modo, reforçar o apoio para os tratamentos e esterilizações dos felídeos atribuindo à Bragatos uma verba de 5 mil euros.

O Programa CED permite efetuar o controlo e redução do número de gatos errantes assilvestrados na Cidade e diminuir os focos de insalubridade, ruído e odores produzidos.

Como salientou Altino Bessa, este programa reveste-se de considerável complexidade e exigência ao nível dos recursos humanos no terreno, só sendo possível realizar graças ao trabalho dedicado das associações e à sua constante preocupação com a saúde e a manutenção do bem-estar dos animais.

Este trabalho colaborativo com as associações de proteção animal prevê ainda a identificação eletrónica e o registo na base de dados SIAC de todos os felídeos, a desparasitação interna e externa, a vacinação contra a raiva e a esterilização, sendo que também estão disponíveis cheques de diagnóstico e cheques tratamento.

Comentários

topo