Guimarães

Aumenta oferta dos Cursos de Ensino Profissional nas escolas de Guimarães

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

Existem mais de duas dezenas de cursos de ensino profissional no concelho de Guimarães, em áreas como Saúde, Desporto, Design, Multimédia, Ciências Informáticas, Turismo, Comércio, entre outras.

Os cursos de Ensino Profissional são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional, tendo em conta o perfil de cada aluno.

Em Guimarães, são mais de duas dezenas de cursos disponíveis nas Escolas Secundárias do concelho: Arqueólogo Mário Cardoso, Secundária de Caldas das Taipas, Francisco de Holanda, Martins Sarmento e Santos Simões; ou nas Escolas Profissionais: Bento Jesus Caraça, Cenatex, Cisave e Profitecla. A oferta formativa é variada e contempla áreas como a saúde, comunicação, marketing, desporto, design de moda, turismo, restauração, comércio, audiovisuais, informática de gestão, eletrónica, geriatria, entre outros.

Tendo em conta o perfil de cada aluno, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local, sem descurar a possibilidade de prosseguir os estudos no Ensino Superior, nomeadamente através dos Cursos TESP – Técnicos Superiores Profissionais, cuja oferta provida pelas Instituições de Ensino Local se encontra alinhada com a oferta promovida no secundário profissional. Em Guimarães existem diversas ofertas de Cursos TESP, no AvePark, no polo do IPCA.

Sob o lema “O Teu Futuro é uma Coisa Séria”, a Câmara Municipal de Guimarães tem promovido nos últimos anos os cursos de Ensino Profissional, em articulação com as escolas, visando contribuir para os normativos definidos pelas Entidades Educativas Reguladoras nacionais e internacionais, com o objetivo de cumprir as informações oriundas das instituições e dos Órgãos da União Europeia.

Comentários

topo