Braga

A história da Escola Sá de Miranda, um ícone da educação em Braga

(C) Município de Braga
Partilhe esta notícia!

A Escola Secundária de Sá de Miranda é uma escola secundária, pública, situada na freguesia de São Vicente, Braga.

A 17 de Novembro de 1836 é publicado o diploma que cria um Liceu na cidade de Braga. Em 1841, parte do extinto Convento dos Congregados do Oratório, incorporado nos bens do Estado com a extinção das ordens religiosas decretada pelo Governo liberal em 1834, é destinado a instalações do recém-criado estabelecimento de ensino. A inauguração do Liceu Nacional de Braga acontece em 15 Outubro de 1845.

A partir de 1912 na designação oficial do Liceu passa a figurar o nome de Sá de Miranda. Em 1921 o Colégio do Espírito do Santo, propriedade da Congregação com o mesmo nome, extinto com a implantação da República e as medidas de laicização do ensino entretanto tomadas, é aproveitado para ali reinstalar o Liceu, cujas estruturas primitivas se vinham mostrando desadequadas. A 27 abril de 1928 inicia-se uma campanha de obras de adaptação que se prolongará até à década de trinta. Em 1958 são realizados estudos do anteprojeto do liceu, pela Junta das Construções para o Ensino Técnico e Secundário;

Em 2009, foi iniciada uma remodelação, promovida pela Parque Escolar, coordenada pelo arquiteto José Bernardo Távora, que compreendeu: a remodelação de todos os espaços existentes, adaptando-os às necessidades de um edifício de ensino dos dias de hoje, e ao mesmo tempo, recuperando muitas das características do edifício original.

Comentários

topo