Vila Verde

Vila Verde. Diogo Correia apresentou ‘máquina’ para conquistar Portugal e a Europa

(c) Semanário V
Partilhe esta notícia!

O Drift é uma modalidade do desporto automóvel recente, mas é a que mais tem crescido a nível nacional e mundial, muito devido à sua espetacularidade e ao facto de os espectadores poderem assistir ao desenrolar de toda a prova.
Do ponto de vista dos automóveis as limitações são muito poucas, o que permite que cada carro seja único. De referir, por exemplo que não existe limite à potência do motor.

O Drift é uma técnica de condução em que o condutor sobre vira intencionalmente o automóvel, com perda de tração nas rodas traseiras, mantendo o controlo e conduzindo ao longo de toda a curva.

O Drift do carro é causado quando o ângulo de deslizamento traseiro é maior que o ângulo de deslizamento frontal, de tal forma que as rodas dianteiras apontam na direção oposta à curva (por exemplo, o carro está a girar para a esquerda, as rodas estão apontadas para a direita ou vice-versa).

Pretende-se percorrer em Drift um percurso delineado numa pista de asfalto, em que a classificação tem em consideração a linha seguida, o ângulo do carro e a proximidade aos pontos de controlo. Apenas por último é considerada a velocidade. Nas batalhas também é tida em consideração a proximidade ao carro que vai à frente.

Piloto Diogo Correia de Vila Verde já testa a ‘nova máquina em pista’

A Auto Correia Motorsport iniciou-se em finais do ano de 2016 na competição automóvel

A Auto Correia Motorsport iniciou-se em finais do ano de 2016 na competição automóvel e conta com 10 elementos.
Sonho de sempre do jovem piloto Diogo Correia, que com apenas 12 anos teve a sua estreia no desporto automóvel.
Deste modo, aos 22 anos de idade com as suas poupanças e um grupo de amigos, muito esforço e dedicação criaram a equipa Auto Correia Motorsport.

É a equipa que desenvolve e mantém toda a viatura tendo optado por um conjunto chassis e motor únicos no mundo – Chassis BMW E92 e motor Mercedes 3.2L de 6 cilindros.
A escolha da mecânica foi um desafio que a equipa se colocou a si própria, mas que por sua vez, nele evidencia todo o seu conhecimento e capacidade de inovação, desafio esse que foi largamente superado em todos os aspetos.
Em relação ao piloto Diogo Correia, importa referir que a sua primeira participação numa prova de competição automóvel deu-se quando tinha apenas 14 anos de idade no Campeonato Português de Drift, ao volante um Opel Omega. Ficou classificado em oitavo lugar da Classe Pro, num total de 16 pilotos. E foi referenciado como o piloto mais jovem de Drift na Europa.

Mas antes do Drift já Diogo Correia, com apenas 7 anos de idade, iniciava a sua atividade nos automóveis ao volante de um Vauxhall Chevette, na Stunt Auto – equipa Orange Team Power com Paulo Correia e Isaac Pedroso. Aí foi também referenciado como o mais jovem piloto nesta modalidade automobilística na Europa.
Aos 13 anos além da participação na equipa Stunt Auto, abraçou um projeto com o seu irmão Paulo Correia, a equipa Brothers Team na qual actuaram em muitos espetáculos de habilidade e perícia automóvel tanto no país como no estrangeiro.

No ano de 2013, na modalidade de perícias, participou no Trofeu Regional do Alto Minho tendo sido o 1o classificado da classe de tração traseira, ao volante de um Smart.
No ano de 2018 foi Campeão Português de Drift com a promoção do CAM – Clube Automóvel do Minho, e regulamentada pela FPAK – Federação Portuguesa Automobilismo e Karting.
No ano de 2019 foi Campeão Português de Drift com a promoção do CAM, e regulamentada pela FPAK, foi também o representante Português na FIA Motorsport Games em Itália, onde alcançou um excelente primeiro lugar nas qualificações, e nas batalhas um quinto lugar. Foi dos pilotos mais elogiados na competição e sem dúvida um dos melhores.

Honra! Diogo Correia foi grande na Letónia e encanta os tubarões do drift mundial

Fotos: Semanário V

Diogo Correia cresce no “mundo digital”

No ano de 2019, o Diogo Correia foi representar Portugal no FIA Motorsport Drift Games, em Itália, evento onde estiveram presentes todas nações do mundo, onde conseguiu alcançar o 1o Lugar na qualificação, e na final obteve um 5o lugar.
Em 2020, participou na prova do Drift Master Grand Prix, situada na Letónia, onde podemos encontrar os melhores pilotos do mundo, e as melhores preparações de sempre na modalidade praticada.
De todas as provas e eventos são colocados um grande número de vídeos no Youtube, muitos deles posteriormente partilhados nas redes sociais, garantindo um número de visualizações considerável.
A equipa possuí de momento uma página de Facebook com mais de 8 000 “LIKES” e uma página no Instagram com 3680 seguidores, onde são expostos vídeos, apresentações de todas as novidades.
O piloto recentemente também criou uma página de Facebook, que já conta com mais 2 000 “LIKES”, além disso criou um canal no Youtube que tem aproximadamente 5 000 subscritores, e no Instagram encontra-se na fasquia dos 8 000 seguidores.

Diogo Correia vai à Áustria entre 9 e 11 de julho

Ao Semanário V, Diogo Correia revelou que recebeu agora wild-card, para a prova do Drift Master Grand Prix, sendo que nos dias 9 a 11 de julho, ruma até à Áustria com a sua equipa.
“Trabalhamos, lutamos todos os dias e damos o tempo de nós a todos os nossos patrocinadores, sem vocês não seria possível. Não poderíamos cuidar de vocês da mesma forma que cuidam de nós, sem o vosso apoio não teríamos a mesma oportunidade, por isso todas as vitórias e todos os alcances que tivemos é vosso também”, revela o piloto ao Semanário V.

Comentários

topo