Braga

Projeto de investigação junta Município de Braga e Universidade do Minho

(c) Município de Braga
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Potenciar a Praça – Mercado Municipal de Braga como um espaço de encontro, de vivências e de partilha de memórias é o mote para o projeto ‘COMPRAÇA’, uma parceria entre o Município de Braga e a Universidade do Minho que visa dinamizar o Mercado Municipal como um “laboratório da vida urbana quotidiana”.
Trata-se de um projeto de investigação e intervenção, dinamizado pelas docentes da UMinho Helena Pires e Zara Pinto Coelho que, através da PASSEIO – Plataforma de arte e cultura urbana do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (CECS), visa evidenciar o papel da comunicação na transformação do espaço urbano em lugar vivido e a participação de cada um na construção de um espaço comum.
“Este projeto vai ao encontro de uma série de iniciativas promovidas com a Universidade do Minho e é um belíssimo exemplo do que nós queremos fazer no Mercado Municipal, transformando esta Praça num lugar de encontro, recuperando o conceito de uma Ágora com conversas e exposições, de forma a envolver a sociedade e as suas instituições”, explicou Olga Pereira, vereadora responsável pelos Equipamentos Municipais da Autarquia Bracarense, durante o lançamento do projeto, que decorreu esta Quinta-feira.
Uma das vertentes do projeto visa observar, registar e analisar as diferentes formas como se relaciona toda a comunidade da Praça, através de conversas informais, entrevistas de histórias de vida, registos fotográficos e em vídeo, e recolha de vários tipos de documentos sobre o Mercado.

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