Braga

Monumento evocativo a D. Diogo de Sousa inaugurado em Braga

(C) Município de Braga
Partilhe esta notícia!

“Porta Aberta” é a designação do monumento evocativo ao Arcebispo D. Diogo de Sousa que foi inaugurado este Sábado, 19 de Junho, no cruzamento entre a Rua dos Capelistas e a Rua Dr. Justino Cruz. O monumento, que resulta do concurso de ideias lançado pelo Município de Braga, homenageia a figura mais importante do urbanismo Bracarense que, com a sua visão estratégica, abriu Braga ao mundo.

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, considerou que o monumento constitui um “acto de justiça” para com esta figura da Igreja que deixou marcas profundas na Cidade.

“Braga é conhecida como a Cidade dos Arcebispos e a eles deve, ao longo da sua história, muitos dos impulsos para se tornar uma Cidade pujante na região onde se insere, a crescer em projectos inovadores na área da educação, da valorização patrimonial e do ordenamento urbanístico”, salientou o Edil, na cerimónia que contou com a presença do Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.

Ricardo Rio lembrou que o Executivo Municipal tem procurado reforçar a estatuária da Cidade com base no contributo de figuras de proa da sociedade Bracarense, como aconteceu já com Salgado Zenha, D. Frei Bartolomeu dos Mártires e com o Imperador César Augusto, fundador da Cidade.

Leia mais em https://bit.ly/3wFLIZG

Comentários

topo