Vila Verde

Agrupamento de Escolas de Prado cria projeto com escola da Turquia

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

O projeto “I, you and we will get to know each other better” foi fundado pelo Agrupamento de Escolas de Prado e por uma escola da Turquia. Aos fundadores juntou-se a Escola Secundária Sá de Miranda, em Braga e uma escola Italiana, bem como professores das escolas já referidas. O objetivo principal deste projeto passou por fazer com que os alunos compartilhassem os seus estilos de vida com outros alunos, quer de Portugal, quer da Europa e se inteirassem dos estilos de vida dos estudantes das mesmas faixas etárias de outras regiões e países. Pretendeu-se promover a pesquisa e a socialização entre crianças com diferentes estilos de vida, melhorar as habilidades digitais através do uso de ferramentas Web 2.0, tendo sempre presente a necessidade de nos munirmos da utilização de medidas de segurança adequadas ao mundo digital.
Neste projeto, os alunos envolvidos recolheram informação sobre si próprios, as suas respetivas regiões e países e produziram materiais e recursos para partilhar e disseminar essa informação. Colaborativamente, foi elaborado um questionário, em inglês, que foi aplicado aos alunos das turmas envolvidas no projeto. Os dados do questionário, aplicado aos alunos participantes, foram organizados e tratados nas aulas de matemática e TIC das escolas parceiras. Da observação dos resultados do estudo estatístico, os dados recolhidos não parecem evidenciar diferenças muito significativas no modo como vivem os nossos alunos, particularmente os Italianos e Portugueses e o mesmo se pode inferir sobre a sua herança cultural.

Os alunos empenharam-se e esmeraram-se em dar a conhecer os elementos mais representativos da sua Cultura e do seu rico Património Cultural. Neste âmbito os alunos envolvidos elaboraram colaborativamente um conjunto de materiais que caracterizam muitos dos aspetos Culturais das suas regiões/países, através de texto e imagem, incluindo “Cinemagraph”.
Assim, foram partilhadas e analisadas apresentações lindíssimas sobre as regiões e países das escolas parceiras, as apresentações foram estudadas e na videoconferência, entre escolas, que ocorreu a vinte e seis de maio de 2021, os alunos foram convidados a participar num jogo (Nearpod) construído com questões sobre a cultura e património material e imaterial dos países participantes. Toda a videoconferência resultou num momento muito enriquecedor de partilha e colaboração, em que alunos e professores tiveram a oportunidade de se conhecerem melhor, de conviver e aprofundar o conhecimento mútuo de uma forma muito descontraída e divertida. Anteriormente já tinham ocorrido outros encontros virtuais de coordenação do projeto, mas apenas entre professores.

Pretendeu-se assim promover a pesquisa e a socialização entre crianças com diferentes estilos de vida. Melhorar as suas habilidades digitais através do uso de software e utilização, com segurança, de ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, bem como melhorar as suas competências a Inglês.
O balanço desta experiência colaborativa, na avaliação realizada por professores e alunos, conclui-se que resultou muito bem, tendo sido possível, conhecer e compreender o outro através da leitura do mundo, o que nos envolve e o que está longínquo, bem além dos horizontes, tudo isto proporcionado pelas experiências e trabalho desenvolvido neste projeto.

Comentários

topo