Braga

Dia de São João de Braga, festa popular centenária, dia de festa na cidade

(C) Photographia Alliança
Partilhe esta notícia!

O São João de Braga é uma festa popular que celebra o nascimento de São João Batista e tem lugar no mês de Junho em Braga. O culminar da festa é na noite de 23 para 24 de Junho.

Um dos pontos centrais das celebrações decorre em torno da Capela de S. João da Ponte, edificada no século XVI a mando de D. Diogo de Sousa. Apesar dos mais antigos documentos datarem do século XIV é provável que estes festejos tenham origem prévia, a partir do culto patronal da igreja de São João do Souto.

A cidade é extensamente decorada, desde as mais importantes ruas do centro histórico, passando pela principal artéria da cidade, a Avenida da Liberdade, e culminando no parque da Ponte.

Na noite de S. João milhares de pessoas ocupam as ruas da cidade com martelinhos e o alho-porro. O rio Este, quando cruzado pela Avenida da Liberdade, serve de palco a tradicionais quadros bíblicos referentes a São João Batista. De um dos lados da ponte está representado o batismo de Cristo e do outro lado S. Cristóvão, com o menino Jesus aos ombros, sobre as águas do rio Este.

Na fotografia veiculada esta semana, proveniente do arquivo Photographia Alliança, está patente a Praça da República plena da azáfama típica deste período e embelezada com as decorações São Joaninas que se popularizaram pela mão do Mestre Veiga.

Comentários

topo