Amares

‘Amares de Portas Abertas’ no dia mundial do vinho a 2, 3 e 4 de julho

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

Dias 2, 3 e 4 de Julho comemora-se o Dia Mundial do Vinho que, este ano, será celebrado de maneira diferente em Amares com a primeira edição do festival ‘Amares de Portas Abertas’.

SITUANDO-SE ENTRE OS RIOS HOMEM E CÁVADO, AMARES É UM DOS 14 CONCELHOS QUE INTEGRAM O DISTRITO DE BRAGA.

Com uma das mais belas paisagens do Minho, entre a abundância das águas e a intensidade do verde, tem verdadeiros locais paradisíacos, seja junto às margens dos rios, seja no cimo das montanhas, onde se erguem ermidas de vistas estendidas quase até ao mar.

Cruzam o concelho pontes antiquíssimas, velhos trilhos de romeiros, chãos de giesta e penedia, bem como vias que lembram a civilização romana na travessia pela Geira, que ligava Braga a Astorga. Associado a nobres e ilustres cavaleiros, como D. Gualdim Pais e Mendo Moniz, foi destino do poeta Sá de Miranda. Mais recentemente conheceu como filho afamado António Variações. Conta ainda, sobretudo no campo da poesia e da literatura infanto-juvenil, com um outro nome de excelência: Vergílio Alberto Vieira.

Com alma de gente simples e hospitaleira, colhe da terra e leva para a mesa a gastronomia de paladar caseiro, tendo mesmo adquirido projecção nacional o seu Festival das Papas de Sarrabulho, sem esquecer as várias confecções do bacalhau, as trutas, o pica-no-chão e o cabrito, entre muitos outros pratos.

Não menos célebre é a sua laranja, de tamanho e forma singulares, saborosa, suculenta e de casca fina – assim como os múltiplos derivados deste fruto, desde sumos, compotas e doces.

Tudo bem regado com vinho verde branco ou tinto da região, de que se destaca como mais característico o de travo a loureiro, a deliciar de frescura e animada degustação os mais requintados ou descontraídos momentos de comemoração e de convívio.

Para celebrar o vinho verde, durante o Festival ‘Amares de Portas Abertas’, vai poder visitar, entre as 10h e as 18h, 7 quintas produtoras de vinho verde da região de Amares: Casa da Tapada, Encostas da Abadia, Quinta D’Amares, Quinta D’Ornellas, Socalcos do Bouro, Solar das Bouças e Terras de Amares. Além da visita à quinta, pode ainda desfrutar de uma prova de vinho personalizada.

Comentários

topo