Braga

Extensas filas no centro de vacinação em Braga deixa utentes ao sol e desidratados

(C) Carlos Dobreira
Partilhe esta notícia!

O cidadão Carlos Dobreira escreve que por motivos inadiáveis deslocou-se, ao Altice Fórum Braga onde encontrou, pelas 16h e 31m, uma fila de 90 pessoas em direção ao Centro de Vacinação Covid-19. Tive o cuidado de fazer a contagem.

Em relação à fila, a mesma é aceitável e compreensível face à aceleração da vacinação.

“Porém, já não posso aceitar que não exista uma estrutura de apoio à fila, no exterior do Centro de Vacinação, para pessoas de diversas nacionalidades, pessoas com deficiência ou incapacidade, pessoas idosas, grávidas e pessoas acompanhadas de crianças de colo. Algumas dessas pessoas estavam expostas ao sol, inclusive uma mãe com uma criança num carrinho de bebé. Alertei que devia dirigir-se à receção para que a sua situação fosse analisada por forma a não prolongar a sua presença na fila. Assim fez. A estrutura de apoio que referi podia prestar informações, concretizar encaminhamento no caso de atendimento prioritário, facultar até água se necessário tendo em conta as temperaturas elevadas que se avizinham. Esta estrutura de apoio podia ser constituída por militares, por exemplo do RC6, mas também aberta a voluntários.
Outra situação que me surpreendeu foi a anarquia de circulação no parque do Altice, tendo assistido ao atravessamento (quase em linha reta) do parque por condutores ávidos de encontrar a saida do mesmo. Face ao exposto achei por bem comunicar o mesmo à DGS, à City Mayors Foundation e ao Ministro da Defesa Nacional, tendo em conta que o atual Presidente da Câmara Municipal de Braga está nomeado para o Galardão World Mayor Prize 2021. Este prémio visa precisamente distinguir o desempenho dos autarcas, em particular a capacidade de liderança. Como ex-militar e com formação em gestão autárquica, não foi isso que vi hoje na fila em causa” escreve o cidadão em denúncia que apresentou à Direcção Geral da Saúde.

Comentários

topo