Braga

PAN Braga questiona governo e autarquia sobre obras na Escola Frei Caetano Brandão

(c) PAN Braga
Partilhe esta notícia!

O grupo Parlamentar do PAN, Pessoas-Animais-Natureza e a Comissão Política Concelhia de Braga, questionaram respetivamente o Ministério da Educação e a Câmara Municipal sobre as obras de requalificação da EB 2/3 Frei Caetano Brandão.
As questões surgem após as mais recentes denúncias, manifestações e reivindicações por parte de alunos, encarregados de educação e docentes.
“Este é um problema que se arrasta há demasiados anos” afirma Rafael Pinto, candidato do PAN à Câmara Municipal de Braga, acrescentando: “As escolas devem ser espaços de excelência para a aprendizagem que nunca deveria estar limitada pela falta de condições. A forma como estes alunos, docentes e auxiliares têm sido tratados é de uma profunda injustiça e demonstra desprezo por parte do Governo que insiste em não disponibilizar a verba necessária.”
O grupo parlamentar do partido questionou o Ministério da Educação sobre as razões do atraso das obras de requalificação e a data prevista para o arranque destas. Já o PAN Braga, interpelou a Câmara Municipal acerca de um “plano B”, caso o governo não disponibilize esta verba.
“Preferimos pensar mais à frente e focar a atenção na autarquia.”, continua Rafael Pinto, “A partir de Março de 2022, a competência para fazer esta requalificação será transferida e a Câmara Municipal tem que estar preparada para assumir.”
Neste sentido, para o PAN é importante antecipar e planear para que a autarquia esteja preparada para proceder à requalificação do estabelecimento o mais rapidamente possível.
A concelhia de Braga questionou ainda a Câmara Municipal sobre a realização de uma nova vistoria de forma a calcular os riscos a que a população escolar está sujeita, até se poderem realizar as obras de requalificação e se já existe uma previsão dos custos necessários e um plano para recorrer a programas de apoio externo de forma a suportar o financiamento.
Relativamente à falta de equipamentos informáticos de qualidade, o partido interrogou se já existe alguma parceria ou plano para se proceder à substituição e requalificação. Também a construção de um auditório na escola para apoio aos cursos de ensino artístico articulado (música e dança) ministrados naquele estabelecimento de ensino preocupa o PAN.

Comentários

topo