Braga

PAN Braga lança petição pública para acabar com a poluição do Rio Este

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

A comissão política concelhia do PAN, Pessoas-Animais-Natureza, lançou esta semana uma petição pública “pelo fim da poluição no rio Este”. O objetivo, segundo Rafael Pinto, candidato do PAN à Câmara Municipal de Braga é “levar este assunto à Assembleia da República com um forte apoio popular, para demonstrar que os bracarenses estão fartos das descargas poluentes e descontentes com a inação das autoridades competentes, seja o Ministério do Ambiente, APA ou Câmara Municipal”.

No texto da petição pode ler-se: apesar das denúncias, demasiadas vezes não é possível identificar os infratores, já que não existe um cadastro das redes pluviais.
Quando identificados infratores, maioritariamente empresas, a sua entidade e desfecho do processo não são publicados, contribuindo para a opinião popular de que nada está a ser feito. Também o número total de descargas, a sua evolução e os relatórios da qualidade de água são desconhecidos.”

PAN Braga: “A despoluição do rio Este não tem sido uma prioridade do presidente”

Os peticionários salientam ainda que “de entre os infratores conhecidos podemos encontrar a Câmara Municipal de Braga e a empresa de gestão de resíduos AGERE que também tem competências de fiscalização desta poluição. Segundo resposta do Gabinete do Ministro do Ambiente e da Ação Climática à pergunta nº816/XIV/2ª de 28 de Dezembro de 2020, esta foi alvo de dois processos de contra-ordenação em Julho e Agosto de 2020.”
A petição precisa de 4000 assinaturas para chegar à Comissão de Ambiente e segundo o candidato “serão recolhidas na rua e online ao longo dos próximos meses. Contamos com um forte apoio popular uma vez que as questões ao governo, autarquia e até Comissão Europeia não têm sido suficientes para chamar atenção dos políticos para este flagelo.”

Link da petição

Comentários

topo