Região

Teste ou certificado de vacinação em restaurantes de Braga, Barcelos e Guimarães

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

São 90 os concelhos onde a partir desta sexta-feira será necessário apresentar o certificado de vacinação ou teste negativo à covid-19 para poder entrar num restaurante.

Trata-se de mais 30 concelhos que na semana passada, quando foi anunciada a medida de alívio das restrições ao fim de semana.

Ou seja, os restaurantes passam a poder fechar mais tarde aos fins de semana e feriados, deixando de estar obrigados a encerrar às 15:30, podendo, assim, fechar portas às 22:30, mediante a apresentação do certificado ou do teste negativo (antigénio ou PCR).

Nestes concelhos, o limite de pessoas por mesa no interior dos restaurantes é de quatro e nas esplanadas de seis. Mas para o acesso às esplanadas não é necessária a apresentação de qualquer comprovativo.

A mesma exigência, recorde-se, aplica-se aos hotéis, mas em todo o país e todos os dias da semana. Neste caso, a documentação é exigida no momento do check-in.

Nenhuma destas regras se aplica às crianças com menos de 12 anos, nem aos trabalhadores dos próprios estabelecimentos.

A ASAE, PSP e GNR vão fiscalizar os restaurantes e os hotéis. Quem não cumprir, pode ser multado e o valor pode chegar aos 10.000 euros.

Recorde-se que, nestes concelhos, mantêm-se as medidas restritivas de teletrabalho obrigatório, limitação de circulação a partir das 23:00, encerramento da restauração às 22:30 e do comércio a retalho às 21:00.

Comentários

topo