Vila Verde

Vila Verde. ‘Guardião’ da Praia do Faial na vida de Prado, o Filipe Pinto (“Lopes”)

(c) Vila de Prado TV
Partilhe esta notícia!

Através da Vila de Prado TV conhecemos Filipe, o “Guar4dião” da Praia do Faial da Vila de Prado.
Chama-se Filipe António Sousa Pinto, mas é conhecido nas redondezas por “Lopes”, pois, apesar do apelido não fazer parte do seu nome, diz ter sido a primeira palavra a saber dizer e, nas viagens que fazia até à biblioteca de Prado, em busca de livros para o seu avô, assim ficou novamente “batizado”, desta vez na praça pública e sem necessidade de padre e de pia batismal para o fazer.
“Tal como as andorinhas regressam todas as primaveras, Filipe Pinto volta a cada verão à Praia Fluvial do Faial onde desempenha, há seis anos, a atividade de Nadador Salvador”, escreve a Vila de Prado TV.
Mas, o relacionamento deste homem, de 41 anos, com este recinto tem uma história mais longínqua. «Já na década de 80, a minha mãe (a saudosa Cinda Varela) era vendedora aqui. Refrescava as bebidas nas águas do Cávado e eu ajudava a vender esses produtos ao público», relembrou.
Tem acompanhado, como poucos, as mudanças nesta praia fluvial e conhece o local como as palmas das suas mãos. «Eu nasci aqui neste rio», gracejou.
Descreve o Faial como um ambiente de família, onde, mencionou, «alguns visitantes até me convidam para almoçar com eles».

Filipe Pinto, ou, simplesmente, “Lopes”, tem no Cávado uma segunda habitação

Filipe Pinto, ou, simplesmente, “Lopes”, tem no Cávado uma segunda habitação e, para si, poder salvar vidas é a parte mais gratificante do seu trabalho. «A nossa área de serviço limita-se à parte marcada pelas bóias, mas, para mim, um salvamento pode ser feito até onde o meu olhar consiga alcançar», desabafou.
Que Deus Nosso Senhor lhe dê uma boa visão para o fazer, pois, estou em crer, que, para além de tudo isto, Filipe consiga, no seu dia-a-dia, regalar bem as vistinhas com tanta… bela paisagem verdejante existente no Faial.

Comentários

topo