Mundo

ONU homenageou mulheres agricultoras na pré-cimeira da alimentação em Roma

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

A subsecretária-geral das Nações Unidas, Amina mohamed, homenageou as mulheres agricultoras num evento em Roma antes de um encontro de três dias, que se inicia segunda-feira, para debater a alimentação no futuro.

Segundo o comunicado oficial, este fórum, que precede a Cimeira dos Sistemas Alimentares da ONU, em setembro, decorrerá de 26 a 28 de julho, na sede da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), e receberá delegados de mais de 100 países, física e virtualmente, para debater como deve ser a alimentação do futuro.

A Associação Agrícola Coldiretti organizou hoje um mercado no Circo Massimo, em frente à sede da FAO, ao qual assistiram funcionários da ONU que se reuniram com agricultores e produtores, homenageando as mulheres pelo seu papel central nos sistemas alimentares.

“Os agricultores são a alma dos nossos sistemas alimentares. Compreender as suas necessidades e os desafios que enfrentam ajuda a garantir que as soluções emergentes são as adequadas ao seu propósito”, afirmou Mohammed.

A visita teve como objetivo despertar a consciência sobre o contributo essencial, embora por vezes pouco percetível, das mulheres agricultoras e destacar a necessidade urgente de apoiar uma maior resiliência a uma crise com a da pandemia da covid-19.

A pré-cimeira de três dias reunirá jovens, agricultores, povos indígenas, sociedade civil, investigadores, o setor privado, líderes políticos e ministros da agricultura, do meio ambiente, saúde, nutrição e finanças, entre outros atores.

O objetivo será analisar formas de transformar os sistemas alimentares para enfrentar a fome, a pobreza, as mudanças climáticas e a desigualdade.

Comentários

topo