Braga

Centro Clínico Académico (2CA) no hospital de Braga aumenta ensaios clínicos

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

O Centro Clínico Académico-Braga (2CA-Braga), situado no Hospital de Braga, teve um aumento médio, no primeiro semestre de 2021, de 11% do número de ensaios clínicos.

Assim, dos 174 estudos clínicos atualmente em curso, 79 são ensaios clínicos e os restantes 95 são estudos observacionais e estudos clínicos de dispositivos médicos.

Ainda durante este mesmo período, foram realizadas em média 150 consultas mensais presenciais em diferentes áreas terapêuticas: neurologia, oncologia, gastroenterologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, medicina interna, oftalmologia, pediatria e urologia.

De referir que, desde o início da pandemia, o 2CA manteve a sua atividade integral reajustando-se à realidade vivida.

Desde 2013, o 2CA já atribui 35 bolsas de investigação no valor de 295 mil euros, estando em curso 10 bolsas.

De destacar, que o 2CA obteve resultados diferenciadores no estudo “Barómetro da Investigação em Saúde”, desenvolvido pela AICIB (Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica) e a APAH (Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares), em que fica demonstrada a grande atividade deste Centro na investigação clínica em saúde a nível nacional, nomeadamente pelo elevado número de estudos de iniciativa do investigador, estudos clínicos promovidos pela indústria farmacêutica e academia e número de participantes nos ensaios clínicos.

O 2CA conta atualmente com uma equipa dedicada de 17 profissionais, composta por enfermeiros, coordenadores de estudos, farmacêuticos, técnicos de imagiologia, psicólogos e gestores de projetos, em que todos os ensaios clínicos têm sempre o acompanhamento de um médico especialista do Hospital de Braga.

Comentários

topo