Terras de Bouro

Monjas Cistercienses de São Bento oferecem água aos Bombeiros de Terras de Bouro

(c) Bombeiros Terras de Bouro
Partilhe esta notícia!

As Monjas Cistercienses ofereceram água aos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro e receberam agradecimento da corporação.

Há vários anos que se encontra no Santuário uma pequena comunidade monástica, e única em Portugal, de monjas de Cister. Esta comunidade, como qualquer comunidade inspirada na regra de S. Bento, pratica o “Ora et Labora”.

A sua tradição monástica vem do século VI com o Nosso Pai São Bento, de quem são herdeiras. Os seus Padres Fundadores, São Roberto, Santo Alberico e São Estêvão, em 1098, quiseram voltar à prática primitiva da Regra de São Bento, cujos pilares são: a oração, o trabalho manual e a leitura espiritual, num ambiente de silêncio mas com uma vida fraterna intensa. Com eles nasceu a Ordem de Cister em França. A Ordem de Cister é Mariana, e teve em São Bernardo de Claraval, um grande servidor e «cantor» da Virgem Maria. São Bernardo, conselheiro de Reis e de Papas, grande místico do século XII, deixou-nos uma grande herança de escritos espirituais. Foi o último Doutor da Igreja. Deu um grande impulso à Ordem apesar dele não ser o Fundador.

Comentários

topo