País

Covid-19. Mil idosos em lares estão por vacinar

(C) LUSA
Partilhe esta notícia!

Há cerca de mil utentes e 2100 funcionários de estruturas residenciais para idosos (ERPI) que ainda não foram vacinados contra a covid-19. A informação foi adiantada, esta quinta-feira, por fonte da task force, ao “Jornal de Notícias”. A mesma fonte esclarece que, no total, há 99 mil idosos e 61 mil funcionários nos lares.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) revelou que, na segunda-feira, em Portugal, havia 53 surtos de coronavírus em lares, com 829 infetados. A região de Lisboa e Vale do Tejo registava o maior número de surtos (25), seguida do Norte (com 10 surtos). O Centro contabilizava seis surtos e o Algarve quatro.

Esta quarta-feira foi conhecido um novo surto, na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova, que provocou uma morte. Neste surto há 127 casos (22 funcionários e 105 utentes). O presidente da Câmara, João Lobo, afirma que todos os idosos e trabalhadores “têm vacinação completa”.

Em fevereiro, Portugal registou o maior número de surtos em ERPI. Foram 405 surtos, com 12 mil infetados. A DGS sublinha que a “diminuição drástica neste contexto demonstra a importância que a vacinação tem tido no controlo da pandemia e proteção da população mais vulnerável”.

Comentários

topo