Braga

PAN quer acabar com lixeiras a céu aberto em Braga e já lançou várias propostas

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

Após denunciar às autoridades uma lixeira a céu aberto em Ferreiros e no sentido de acabar com a constante deposição de lixo ao longo de vários zonas do concelho, a candidatura do PAN à Câmara Municipal lançou várias propostas de combate a este flagelo.

“Este é uma problema ambiental gravíssimo do concelho de Braga”, salienta o candidato, Rafael Pinto, acrescentado, “ao longo dos últimos anos a situação tem vindo a melhorar, mas quase todas as semanas encontramos queixas de novos locais poluídos. Devemos assumir como objetivo a erradicação destas lixeiras nos próximos 4 anos”.

O PAN propõe a implementação do Projecto de Recolha de Resíduos de Construção e Demolição de Singulares, neste caso denominado como Big Bags.

“A ideia é disponibilizar estes sacos de 1 metro cúbico à população e efetuar a recolha de forma gratuita”, continua o candidato, “este é um projeto já implementado em vários concelhos do país e com resultados de sucesso, desde logo porque é um processo que acaba por ser benéfico para todos”.

A par desta disponibilização, o PAN quer uma melhor comunicação por parte da Câmara Municipal, dos serviços existentes, “para que toda a população tenha conhecimento desta opção mais sustentável. Poderíamos, por exemplo, fazer publicidade a estes serviços nos ecopontos e contentores de lixo comum. ”

“É uma processo que traz vantagens para todos os intervenientes: a começar pelo ambiente, visto que reduz o volume de detritos despejado na natureza, reforçando assim a reciclagem e reaproveitamento dos resíduos, bem como se evita que os resíduos se deteriorem na natureza. Depois há a vantagem para os munícipes que têm mais um serviço disponível e útil para melhorar a sua qualidade de vida e os auxiliar em pequenas empreitadas que façam em casa. E por fim, a própria empresa municipal de gestão de resíduos, que terá assim menos trabalho na recolha de resíduos na via pública mal acondicionados, que são tarefas bem mais morosas, do que se o lixo estiver já pronto a recolher num saco”.

O PAN acredita no potencial da cidade para implementar este projecto com sucesso, recorrendo a um período de transição educativo, que “no futuro trará não só uma cidade mais limpa, como poderá vir a ser um exemplo para outras cidades evitando a colocação de lixos e entulhos espalhados nas florestas, bermas das estradas e caminhos do concelho”, conclui.

Comentários

topo