País

Cerca de 118 mil jovens já se vacinaram contra a Covid-19

(C) LUSA
Partilhe esta notícia!

Cerca de 118 mil jovens já estavam vacinados às 17:00 de ontem segundo informação de fonte da ‘task-force’ da vacinação contra a covid-19.

De acordo com a fonte do grupo que coordena o plano de vacinação, para todo o fim de semana estavam agendadas cerca de 110 mil vacinações, pelo que o dia, segundo a fonte, “supera muito as expectativas”.

A vacinação contra a covid-19 de crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos começou este sábado, no primeiro de dois fins de semana dedicados a esta faixa etária.

Para este primeiro fim de semana estavam agendadas cerca de 110 mil pessoas, mas além dos que fizeram o pedido de autoagendamento, e os que tenham sido chamados pelos serviços de saúde, a ‘task-force’ que coordena o programa de vacinação decidiu abrir também a modalidade “casa aberta”, à semelhança do que aconteceu no fim de semana anterior com os jovens de 16 e 17 anos.

As datas para a toma da segunda dose também já estão definidas. No fim de semana de 11 e 12 de setembro, os jovens entre os 12 e os 15 anos estarão de regresso para completar a vacinação, mesmo antes do início do ano letivo.

A vacinação desta faixa etária vai continuar no fim de semana de 28 e 29 de agosto, estando aberto o autoagendamento para essas datas até sábado, que abrange também a faixa etária dos 16 e 17 anos.

De acordo com o calendário definido pela ‘task-force’, o objetivo é concluir o processo de vacinação dos jovens até 19 de setembro, perto do início do ano letivo. É nesse fim de semana que serão administradas as segundas doses do próximo ‘turno’.

A recomendação da Direção Geral de Saúde para a vacinação universal das crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos foi conhecida em 10 de agosto, deixando assim de ficar circunscrita a situações específicas, como os casos em que existam doenças de risco para a covid-19.

A campanha de vacinação contra a covid-19 iniciou-se em Portugal em 27 de dezembro de 2020, sendo administradas atualmente as vacinas de dose única (Janssen) e de dose dupla (Pfizer/BioNTech, Moderna e AstraZeneca). Na quinta-feira, o país atingiu os 70% de população com a vacinação completa contra a covid-19

Comentários

topo