Terras de Bouro

Terras de Bouro encerrou oficinas de verão do projeto “Sensibilizar, Crescer e Atuar X”

(C) CM Terras de Bouro
Partilhe esta notícia!

Decorreu durante o dia 3 de Setembro, no Núcleo Museológico do Campo do Gerês, o encerramento das Oficinas de Verão, do projeto “Sensibilizar, Crescer e Atuar X”, uma parceria entre a GNR e a CPCJ de Terras de Bouro e o “Projeto de Verão | 2021”, realizado em parceria com a Equipa de Apoio ao Aluno e à Família do Projeto Ter + Sucesso em Terras de Bouro e com a Equipa do CLDS-4Geira, coordenado pela ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave.

Todas estas entidades realizaram programas de intervenção junto das 150 crianças que frequentaram as Oficinas de Verão promovidas pelo Município – ATL de Moimenta, ATL de Rio Caldo e ATL do Gerês e pelo ATL de Valdosende, promovido pelo Centro de Solidariedade Social Valdosende. A iniciativa, promovida pelo Município de Terras de Bouro, contou com um programa diverso, onde as crianças foram as estrelas.

O programa iniciou com o acolhimento das crianças pela Vereadora da Educação, Dr.ª Ana Genoveva Araújo, que frisou a importância da dinamização de diversas actividades lúdicas, preventivas e pedagógicas durante o período de férias de Verão, pelas várias entidades parceiras. Seguiu-se a realização da exposição de meios da GNR das valências do Comando Territorial de Braga – estiveram presentes várias equipas, nomeadamente, a equipa cinotécnica, de trânsito, explosivos e um barco. Em representação da GNR, estiveram presentes o Sargento-chefe Silva do Posto Territorial da Póvoa de Lanhoso, e o Cabo Chefe Cruz, da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário. As crianças foram surpreendidas pela presença da mascote, Guarda Vidal, que fez questão de comparecer no evento.

O ICNF – Centro de Recuperação de Fauna Selvagem do Gerês, fez uma demonstração com aves e libertou um açor.

Na cerimónia de entrega de diplomas, todas as crianças foram chamadas ao palco para receber o seu diploma de participação no ATL e nos vários projectos desenvolvidos. Os diplomas foram entregues pelos representantes das várias entidades, em representação do Municipio de Terras de Bouro, Dr.ª Ana Genoveva Araújo, Presidente da CPCJ, Profª Maria José Urbano, em representação do CLDS-4Geira, o Prof. Mota Alves, em representação da GNR o Sargento-chefe Silva e o Cabo Chefe Cruz, e as monitoras dos ATL. As crianças receberam ainda um livro “Ter + Sucesso no Verão – Concurso Literário”, cuja publicação resultou dos textos e desenhos, elaborados pelas crianças que participaram no concurso, promovido pela Equipa de Apoio ao Aluno e à Família – Ter + Sucesso e pelo CLDS-4Geira. Quanto ao concurso literário, foram entregues os prémios e os certificados às crianças vencedoras pela Vereadora da Educação e pelo Presidente da Direção da ATAHCA. Após a entrega dos diplomas, seguiu-se a Hora do Conto, dinamizada pelo escritor infanto-juvenil, Pedro Seromenho, “O meu avó consegue voar!”.

O espaço exterior do Núcleo Museológico proporcionou uma hora de almoço muito divertida, onde as crianças puderam realizar alguns jogos tradicionais, dançar e usufruir da natureza.

O período da tarde teve início com a visita ao Museu da Geira e ao Museu de Vilarinho da Furna. Seguiram-se as apresentações recreativas pelos ATL de Rio Caldo, Gerês e Valdosende, onde as crianças apresentaram danças, músicas e apresentaram vídeos com os registos dos momentos mais divertidos vividos no ATL.

Este dia comemorativo terminou com uma largada de balões biodegradáveis e sementes de plantas autóctones do Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG). Foi um dia feliz e de brincadeiras, que foi pautado pela alegria contagiante das nossas crianças.

Comentários

topo