Barcelos

Barcelos promove 38ª Mostra de Artesanato no maior certame nacional

(C) CM Barcelos
Partilhe esta notícia!

A Feira Internacional de Artesanato (FIA) está de regresso e o Município de Barcelos marca presença do maior certame nacional, no âmbito da promoção e divulgação das artes e ofícios produzidos em Portugal.

Nesta que será a 33ª edição da FIA, o stand de Barcelos irá centrar atenções na promoção da 38ª Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica, a decorrer no Parque da Cidade de Barcelos, entre os dias 10 a 19 de setembro.

O Município de Barcelos, através do Sistema de Incentivo à Promoção do Artesanato de Barcelos, vai também apoiar a participação de três artesãos na FIA: Fátima Miranda (artesanato contemporâneo), Nonôs Artesanato (artesanato contemporâneo) e Cidália Trindade (figurado tradicional).

Barcelos também presente na TUREXPO, na Galiza
Ainda no âmbito deste sistema de apoio aos artesãos para a participação em feiras, Barcelos terá uma representação, com Nonôs Artesanato, na TUREXPO – Salão Turístico da Galiza, que se realiza entre os dias 3 e 5 de setembro.

Na FIA também estarão presentes muitos outros artesãos barcelenses com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Trata-se da maior feira multicultural da Península Ibérica e a segunda maior da Europa, uma plataforma de excelência para a promoção da identidade e do património cultural de Barcelos, enquanto concelho com forte expressão no mundo do artesanato.

Barcelos, Cidade Criativa da UNESCO, na categoria de Artesanato e Arte Popular, desde 2017, é o maior centro de produção artesanal no país, que procura, na FIA, promover e divulgar o artesanato barcelense na sua plenitude a nível nacional e aposta, de igual forma, na sua internacionalização.

Além de Cidade Criativa da UNESCO e de ser detentor de três produções certificadas – olaria, figurado e bordado de crivo –, Barcelos aderiu, em 2019, à Creative Tourism Network, uma rede internacional que desenvolve a sua atividade na área do turismo criativo, o que lhe permitiu a certificação como Creative Friendly Destination. Também em 2019, recebeu o Prémio Europeu de Destino de Turismo Cultural Sustentável, promovido pela ECTN – European Cultural Tourism Network. Já este ano, viu registada a marca “Galo de Barcelos”. Ingredientes mais do que apetecíveis para uma visita ao stand do Município de Barcelos e dos artesãos locais na FIA.

Este ano, devido à pandemia, as entradas na Feira Internacional são condicionadas à apresentação de Certificado Digital ou teste negativo à Covid-19.

Comentários

topo