Braga

PAN Braga quer consultas de nutrição e psicologia para todos os estudantes

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

O candidato do PAN à Câmara Municipal, Rafael Pinto e o candidato à Assembleia Municipal, Tiago Teixeira, visitaram esta semana a escola EB2/3 André Soares onde reuniram com a diretora do agrupamento.

A visita teve como objetivos conhecer a realidade do agrupamento, as infraestruturas e os projetos relacionados com a educação ambiental e cidadania.

“A partir do próximo ano, com a descentralização de competências, a Câmara Municipal terá um papel ainda mais importante na educação das nossas crianças”, afirma Rafael Pinto, acrescentando, “queremos usar esta oportunidade para melhorar o ensino e criar um maior envolvimento com a comunidade local”.

Dos projetos elaborados na André Soares, os candidatos destacam o “Eco-escolas, jovens repórteres pelo ambiente, a horta, o programa Erasmus+ e as semanas temáticas, como a da alimentação”, como exemplos “daquilo que a escola deve ser”.

À margem da visita, o PAN apresentou uma das suas propostas para a educação no concelho, a disponibilização de pelo menos uma consulta anual de nutrição e psicologia para cada aluno.

“Sabemos que os hábitos de saúde desenvolvidos na infância nos afetam para o resto da vida e que a maioria das doenças que assolam a nossa sociedade, como doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de cancro, são preveníveis através da adoção de um estilo de vida saudável”, afirma Rafael Pinto, continuando “Também ao nível psicológico é cada vez mais comum assistirmos a situações de stress, depressão e burnout que podem ser mitigadas com um acompanhamento e educação preventivos”.

A par desta medida o PAN defende o reforço do número de psicólogos e nutricionistas, sublinhando que “estas contratações são um investimento no futuro das nossas crianças e, a longo prazo, vamos registar poupanças significativas com o sistema nacional de saúde.”

Comentários

topo