Vila Verde

Vila Verde desce no ranking dos melhores municípios para viver

Partilhe esta notícia!

Um ranking elaborado pela Bloom Consulting destaca as cidades de Lisboa e do Porto como os melhores municípios para viver, para visitar e para negócios e atração de investimento.

Lisboa e Porto são os melhores municípios para viver, para visitar e para fazer negócios, segundo a sétima edição do ranking elaborado pela consultora Bloom Consulting, divulgada este mês.

A consultora elabora anualmente este Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, um estudo sem “qualquer variável qualitativa ou de opinião”, baseando-se “exclusivamente” em dados quantitativos (estatísticas oficiais, pesquisas ‘online’, ‘performance’ de páginas na Internet e redes sociais das autarquias) “que classificam o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses”.

Um algoritmo gera um ranking geral que resulta da ponderação de outros três rankings, que hierarquizam os concelhos em três dimensões: viver, visitar e negócios (atração de investimento).

Lisboa e Porto lideram o ranking geral deste ano e também os outros três no estudo esta terça-feira divulgado pela Bloom Consulting.

Braga no Top 5 nos melhores concelhos para viver

Na análise dos melhores concelhos para viver, no top 5 estão, além de Lisboa e Porto, Coimbra, Braga e Viseu.

No turismo, os concelhos com melhor classificação são Lisboa, Porto, Funchal, Cascais e Portimão.

Nos negócios, Cascais, Vila Nova de Gaia e Coimbra seguem-se a Lisboa e Porto.

No ranking geral que leva em consideração todas estas vertentes estão Lisboa, Porto, Cascais, Braga e Coimbra, o mesmo top 5 do estudo anterior, publicado em 2019.

“No ano de 2020 [devido à pandemia da Covid-19] optámos por não fazer lançamento da VI edição devido à volatilidade dos dados e das circunstâncias”, escreveu o diretor-geral da Bloom Consulting, Filipe Roquette, no documento divulgado no passado dia 14.

O relatório do estudo deste ano tem três destaques, todos relacionados com a pandemia: o município da Lousã, a região do Alentejo e o tema da habitação.

Vila Verde

Dos 308 municípios portugueses, Vila Verde ocupa a posição nr. 102 (desceu 14 pontos) no que diz respeito aos melhores municípios para viver. Ocupa a posição 99 (desceu 8 pontos) relativamente aos melhores municípios para fazer negócios. Já no que toca aos melhores municípios para visitar, ocupa a posição 131, tendo subido 11 pontos face ao último ranking.

*com Lusa

Comentários

topo