Vila Verde

Vila Verde recebe o selo de mérito por projeto de cuidadores informais

(c) Município de Vila Verde
Partilhe esta notícia!

O projeto ‘Cuidar de Quem Cuida’ desenvolvido pelo pelouro da Ação Social do Município de Vila Verde ganhou o selo de mérito atribuído pelo ‘Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais’. Foram 24 as autarquias nacionais, entre elas Esposende, Famalicão e Vila Verde, reconhecidas pelo cumprimento dos critérios definidos pelo projeto.

Este prémio reconhece os municípios e freguesias do território nacional português com as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

Desde 2019 que em Vila Verde é feita a capacitação de técnicos para adquirem competências na transmissão de conhecimento. Assente numa lógica de cooperação intermunicipal e de multidisciplinaridade entre profissionais de diversos parceiros da área social e da saúde, o projeto assenta em cinco linhas de ação: Grupos de intervenção psicoeducativa; bolsa de cuidadores formais com formação complementar; dinamização das redes de voluntariado locais; serviços de descanso ao cuidador e fóruns de discussão.

Esta é uma iniciativa protocolada e financiada pela Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo (CATIIS), através do qual o Município de Vila Verde implementou o projeto “Cuidar de Quem Cuida”, tendo dado respostas de apoio especializado aos cuidadores informais de pessoas em situação de dependência física e funcional.

A implementação deste projeto conta com a parceria da ACES-Gerês/Cabreira; Cruz Vermelha Portuguesa; Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde; Casa do Povo de Escariz; Centro Social da Paroquia da Lage; e Associação Cultural.

#vilaverde #Municipio #açãosocial #cuidardequemcuida

Comentários

topo