Guimarães

Guimarães no topo dos concelhos distinguidos com os Galardões ‘Eco-Escolas’

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

Guimarães está entre os concelhos com mais Eco-Escolas em Portugal, tendo sido atribuído o galardão a 40 escolas vimaranenses e ainda três Eco-Agrupamentos. O anúncio decorreu esta terça-feira, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, na cerimónia que serviu para reconhecer o trabalho desenvolvido no âmbito da educação para a sustentabilidade e atribuir prémios às escolas vencedoras, organizado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Esta cerimónia contou com a participação do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, realçando que a consciência ambiental começa nas escolas. “Este é um projeto de grande significado. Através do eco-escolas tem sido possível em cada uma das escolas modificar a sua face visível e aí contaminar as nossas comunidades. Sabemos bem que quando começámos a reciclar nas nossas escolas ainda não se reciclava na nossa sociedade, quando a consciência ambiental apareceu nas escolas a sociedade não falava nisso. Foi a partir da escola que acabámos por mudar gerações de portugueses”, afirmou o ministro.

A vice-presidente da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, presente no evento, destacou o acompanhamento desenvolvido pelas escolas do concelho na estratégia da sustentabilidade ambiental que tem sido implementada pela autarquia. “Há uma preocupação constante das nossas escolas com as questões ambientais, e este é o resultado do trabalho desenvolvido. Demonstra que, apesar dos condicionalismos associados à situação de pandemia, conseguiram cumprir os seus programas e a metodologia Eco-Escolas, no âmbito do desígnio assumido pelo Município de Guimarães com o objetivo central nas questões ambientais, envolvendo a comunidade, as suas escolas e principalmente as crianças no âmbito das boas práticas do ambiente”, salientou.

No ano letivo 2020/2021 foram galardoadas 1620 escolas. O concelho de Guimarães está entre os cinco melhores a nível nacional. Para além dos 40 galardões Eco-Escolas entregue a Guimarães, foram ainda distinguidos três Eco-Agrupamentos (Agrupamentos 100% Eco-Escolas): Agrupamento de Escolas Virgínia Moura; Agrupamento de Escolas João de Meira e Agrupamento de Escolas das Taipas.

ECO-ESCOLAS DE GUIMARÃES 2021

Centro Social das Taipas
Colégio do Ave
Escola Profissional Cenatex
Escola Profissional Profitecla – Guimarães
Escola Secundária de Caldas das Taipas
Escola Secundária Martins Sarmentos
EB 2,3 Fernando Távora
EB 2,3 D.- Afonso Henriques
EB/JI Mascotelos
EB1 Salgueiral
EB1/JI Alto da Bandeira
Escola Básica de Abação
EB1 Agostinho da Silva
EB1 São Faustino
EB1 Pinheiro
EB1/JI Calvos
EB 2,3 Briteiros
EB 2, 3 Pevidém
Escola Básica do Vale de São Torcato
EB 2,3 Egas Moniz
EB1 Pegada
EB1/JI Santa Luzia
EB 2,3 Abel Salazar
Escola Básica de Cruz d’Argola
EB 2,3 Santos Simões
EB1 Charneca
EB1 Taipas
EB Agrolongo Sande S. Lourenço
EB1 Igreja Sande S. Martinho
EB1 Vieite (Sande S. Clemente)
EB1 de Longos
EB1 Pinheiral
EB 2,3 João de Meira
EB1 Oliveira do Castelo
EB1/JI São Roque
Escola Básica Virgínia Moura
EB1 Carreiro – Lordelo
EB1 de Aula – Conde
EB1/JI Vermis
EB1/JI Monte – Guardizela

Comentários

topo