Educação

Escolas podem inscrever-se até 24 de outubro no ‘Programa Parlamento dos Jovens’

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

As Escolas têm até dia 24 de outubro para submeter a sua inscrição ao Programa Parlamento dos Jovens, realizado em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

O Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República que se desenvolve em parceria, no caso do Ensino Secundário, com o Ministério da Educação, através do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ).

O Regimento do Parlamento dos Jovens inspira-se nas regras de funcionamento da Assembleia da República.

O tema para a edição de 2021/2022, é “Fake News: o impacto da desinformação na democracia”, e podem-se inscrever todas as escolas do ensino público, privado e cooperativo.

O Parlamento dos Jovens tem como objetivos dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses; educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política, bem como promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões e incentivar para a reflexão e debate sobre um tema.

Culmina com a realização anual de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República:

Uma Sessão destinada aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico; e uma Sessão destinada aos alunos do ensino secundário.

Para mais informações os interessados podem contactar os serviços de Braga do IPDJ.

Comentários

topo