Viana do Castelo

Alunos do IPVC de Viana do Castelo desenvolvem “Luminárias de Halloween”

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

Os alunos do 1º ano do Mestrado em Design Integrado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foram desafiados a criar sistemas de iluminação exterior para várias ruas e praças da cidade de Viana do Castelo sob o tema do Dia das Bruxas. “Luminárias de Halloween” é o título deste projeto que tem como parceiros a Associação Empresarial de Viana do Castelo, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a empresa Norteled.

“A festa do Halloween, que se realiza a 31 de outubro, deu o mote para o desenvolvimento de luminárias que simbolizam o tema e que pretendem proporcionar momentos de convívio e interação”, justifica o coordenador do mestrado, João Martins. Com este projeto, desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Laboratório de Projeto Integrado, pretende-se “oferecer experiências de luz e de forma ao público visitante gerando novos estímulos e novos fluxos de pessoas para os lugares onde estão implementadas, valorizando-os”, sublinha o docente.

Numa primeira fase, acrescenta João Martins, “o projeto incentivou os estudantes a construírem uma reflexão crítica sobre a temática através do trabalho em laboratório”. Este modelo, “facilitador da aprendizagem”, permitiu que os estudantes se envolvessem na experimentação prática, conduzindo-os até à definição dos projetos a executar. Numa segunda fase, os alunos acompanharam a produção e realizaram um trabalho de campo que consistiu no acompanhamento da implementação das suas soluções de iluminação pelas ruas e praças da cidade.

A equipa docente, composta ainda pelos professores Ermanno Aparo e Manuel Rivas, juntamente com os parceiros institucionais e empresariais “criaram as condições necessárias para que os alunos pudessem desenvolver e materializar as suas propostas, apresentando soluções inovadoras”.

Comentários

topo