Vila Verde

Vila de Prado já saboreia as “Papas à Moda dos Vinte”

(c) Município de Vila Verde
Partilhe esta notícia!

A Confraria Gastronómica das Provas da Feira dos Vinte, fundada em 2019 para garantir a autenticidade do mais emblemático prato, desde sempre associado à “feira das trocas”, que se realiza, anualmente, a 20 de janeiro, as papas de sarrabulho e Rojões à moda dos vinte, dia dedicado pela Igreja Católica a S. Sebastião, promove até ao princípio de 2022 os domingos gastronómicos, “Papas à Moda dos Vinte”.

Os visitantes dos restaurantes ‘O Caçador’, ‘Boca Maldita’ ‘A Caranga’, ‘Bodeguilha’ e ‘Arroz de Feijão & C.ª’, os cinco restaurantes aderentes nesta edição, podem ter acesso a um ‘passaporte’ que os habilitam a prémios num sorteio cujos contornos estão a ser definidos pelos promotores associados.

O evento, terá como ponto alto o dia 19 de janeiro, onde a “noite das provas”, reproduz a tradição popular, da ronda pelas tascas e tendas, para a degustação e avaliação das papas de sarrabulho e dos rojões, segundos os critérios de confeção diferenciadores que a confraria pretende defender e divulgar.

Esta tradição remonta ao século XIX, pois, nessa altura, afluíam à Vila de Prado em grande número, gentes de todo país, para realizarem o seu comércio cavalar, o mais representativo à época, na primeira feira de trocas, onde se definia a cotação dos animais para aquele ano.

Comentários

topo