Braga

“Hospital dos Bonequinhos” regressa ao hospital de Braga de 10 a 13 de novembro

(c) Frame Porto Canal
Partilhe esta notícia!

O Hospital dos Bonequinhos, iniciativa que se encontrou suspensa em 2020 pelo contexto de pandemia, regressa este ano em força e vai estar de portas abertas de 10 a 13 de novembro, para receber cerca de 600 crianças, provenientes de jardins-de-infância públicos e privados do concelho de Braga.

Este ano, pela primeira vez, e devido à pandemia da COVID-19, a iniciativa será realizada na Biblioteca do Hospital de Braga, para uma maior proteção e segurança de todos os intervenientes, com uma área ampla e perímetros de circulação bem definidos. As crianças poderão fazer-se acompanhar pelo seu “bonequinho doente”, desmistificando-se, assim, o medo da bata branca. Para além disso, pretende-se que as mesmas passem a pensar no hospital como um ambiente de conforto onde se podem sentir seguras.

De forma a familiarizar as crianças com a nova realidade que nos foi imposta pela COVID-19, pela primeira vez, poderão levar o seu bonequinho a uma estação alusiva ao tema, onde serão reforçadas as boas práticas de proteção individual, assim como o processo de testagem e isolamento profilático, diminuindo potenciais receios associados a esta doença, junto dos mais pequenos.

As crianças terão a oportunidade de ficar a conhecer, diversos espaços e serviços de prestação de cuidados de saúde no Hospital, tais como o consultório, meios complementares de diagnóstico, o bloco operatório, entre outros, assim como várias especialidades médicas, com o objetivo de se promover um contacto mais próximo das crianças com os profissionais de saúde e equipamentos médicos, para que, assim, se diminuam estados de ansiedade e angústia dos pequenos utentes aquando da vinda ao Hospital. As crianças farão o circuito “hospitalar” com a sua própria turma, no sentido de se evitar aglomerados e potenciar o distanciamento social, sendo que no final da visita de cada turma os espaços serão devidamente higienizados.

Nos dias 10 e 11 de novembro, o Hospital dos Bonequinhos funcionará em dois horários distintos:
» das 09h00 às 15h30 – para os alunos das várias escolas do concelho de Braga inscritas na atividade;
» das 16h00 às 17h30 – com livre acesso para o público em geral. Neste período, qualquer criança, acompanhada por um adulto, poderá participar na atividade sem necessidade de inscrição prévia e mediante ordem de chegada. 

No dia 12 de novembro, das 09h00 às 17h30, esta atividade destinar-se-á apenas às escolas inscritas na mesma.

No sábado, dia 13 de novembro, as portas voltarão a estar abertas ao público em geral, com um horário de livre acesso das 09h00 às 13h00.

Esta iniciativa é uma organização conjunta do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) e do Hospital de Braga, contando com o apoio da Câmara Municipal de Braga.

A ação que envolve mais de 250 alunos da Universidade do Minho tem, ainda, a coorganização do Núcleo de Estudantes de Educação Básica da Universidade do Minho, da Associação de Estudantes de Enfermagem da Universidade do Minho, e da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

Comentários

topo