Terras de Bouro

Terras de Bouro. Valdosende acolheu ciclo de conferências ‘Estórias do Minho’

(C) Município de Terras de Bouro
Partilhe esta notícia!

No dia 6 de novembro o Centro de Solidariedade Social de Valdosende promoveu uma sessão onde foram abordadas as narrativas no feminino de uma geografia identitária, subordinadas ao tema “Valdosende: O papel das mulheres num processo de conflito e mudança”, promovido pelo Consórcio Minho Inovação, que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave. Este Ciclo de Conferências foi desenvolvido no âmbito do projeto âncora “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, cofinanciado pelo Norte 2020 e com o apoio do Município de Terras de Bouro.

Para além da abertura, que contou com cantares tradicionais das mulheres de Valdosende e com a presenças das individualidades convidadas, Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, Vereadora da Cultura. Ana Genoveva Araújo, o Primeiro Secretário da CIM Cávado, Rafael Amorim, e o Bispo Sifredo Teixeira da Igreja Metodista da Igreja Metodista Portuguesa, o evento teve como temática “O papel das mulheres num processo de conflito e mudança em Valdosende”, cuja principal oradora foi a Professora Associada do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Helena Vilaça.

Seguiu-se uma Mesa Redonda com o Professor da Faculdade de Ciências Sociais de Braga, da Universidade Católica, José Carlos Lopes de Miranda e também com o Professor Catedrático da Faculdade de Teologia da Universidade Católica e Pró- Reitor, João Manuel Duque, ação moderada por Maria Amélia Ribeiro de Carvalho da Universidade do Minho.
Por fim, o evento encerrou com a atuação do Grupo de Música Popular “O Trevo Alegre”. O Município de Terras de Bouro deixa o seu especial agradecimento a todos os que tiverem envolvidos na logística e permitiram que o evento fosse um sucesso.

Comentários

topo