Terras de Bouro

Santo Bento da Porta Aberta ilumina-se de vermelho para evocar refugiados

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

A Fundação AIS (Ajuda à Igreja que Sofre) em Portugal anunciou que a sua campanha de Natal deste ano vai evocar “drama crescente de milhões de refugiados e deslocados no mundo”. O Santuário de São Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro, aderiu à iniciativa e vai ser iluminado de vermelho.

A campanha vai procurar “mobilizar recursos para projetos que a instituição está a promover em várias regiões do globo junto das populações mais atingidas por este flagelo”, informou a Fundação AIS em comunicado.

Segundo a instituição, a campanha em Portugal “vai focar este ano a urgência da ajuda humanitária junto destas populações, nomeadamente na Síria, Nigéria, Líbano, Moçambique, República Democrática do Congo e Burkina Faso”.

“Através das estruturas locais da Igreja, a Fundação AIS tem procurado mobilizar recursos no apoio a estes deslocados, atendendo às suas necessidades básicas, desde o fornecimento de abrigo e alimentos, mas também com cuidados na área da saúde, da educação, em especial de crianças e jovens, e também ao nível do acompanhamento espiritual, num esforço só possível graças à dedicação extraordinária de sacerdotes, religiosas, catequistas e de inúmeros voluntários”, acrescentou a Fundação AIS.

Segundo dados das Nações Unidas citados pela Fundação, haverá mais de 82,4 milhões de pessoas deslocadas à força devido a perseguições, conflitos, violência e violações dos direitos humanos.

Entretanto, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, em sintonia com os outros secretariados da instituição em todo o mundo, a Fundação AIS em Portugal ilumina de vermelho alguns monumentos mais significativos “como forma de procurar chamar a atenção da opinião pública para o drama da perseguição contra os cristãos e a necessidade de se garantir a liberdade religiosa”.

À iniciativa #RedWeek, que decorrerá entre 17 e 24 de novembro, já se associaram várias paróquias de norte a sul do país, estando também anunciado que serão iluminados de vermelho o Santuário de São Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro, e o Monumento ao Cristo Rei, em Almada.

Comentários

topo