Vila Verde

Alunos da Secundária de Vila Verde têm aula na Aliança Artesanal

(C) Escola Secundária de Vila Verde
Partilhe esta notícia!

Hoje, de tarde, os alunos do 3º ano do curso de Turismo da ESVV (3º Q) tiveram aulas de Técnicas de Comunicação em Acolhimento Turístico (TCAT) no exterior da escola. Desta vez, a sala de aula foi a Aliança Artesanal e a Loja Namorar Portugal.

Para além de terem aprendido a origem dos “lenços dos namorados” ou “lenços de pedidos”, que remontam aos séculos XVII e XVIII, adaptados posteriormente pelas mulheres do povo, os alunos também contactaram diretamente com as artesãs da Cooperativa Aliança Artesanal, que bordam manualmente os motivos dos Lenços de Namorados.

Durante a visita guiada, os discentes também tiveram a oportunidade única de assistir ao trabalho dos formandos do curso de tecelagem, ministrado pelo formador Fernando Rei, criador da marca Tearte.

“Agradecemos a disponibilidade e simpatia de Gorete Barbosa, que nos recebeu de forma muito calorosa e nos guiou na visita ao espaço, bem como às talentosas artesãs da Aliança Artesanal, que possibilitaram aos nossos alunos aprenderem “in loco” e de forma prática a teoria da sala de aula. Também uma palavra de agradecimento ao artesão vilaverdense, Fernando Rei, que gentilmente nos acolheu e explicou o que envolve o manuseamento do tear na criação de fabulosas peças artesanais”, escreve a Escola Secundária em comunicado.

Comentários

topo