Braga

Hospital de Braga com novas medidas para visitantes e acompanhantes de doentes

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

O Hospital de Braga retomou, no passado mês de julho, as visitas aos doentes internados, que estiveram temporariamente suspensas devido à COVID-19. À data, e pelo contexto pandémico que se vivia, as visitas foram retomadas com um plano apertado de restrições.

Atualmente, e pela elevada cobertura vacinal contra a COVID-19 atingida em Portugal, bem como a contínua e adequada organização dos circuitos de utentes e a implementação efetiva das medidas de prevenção e controlo de infeção, o Hospital implementou uma nova organização interna das visitas, dando assim continuidade ao cumprimento deste direito.

Neste sentido, a partir de amanhã, dia 17 de novembro, encontram-se definidas novas medidas para visitantes e acompanhantes, quer em contexto de internamento, ambulatório e de urgência, nos termos legais e de acordo com as regras definidas pela DGS.

Nas visitas aos utentes internados continua a ser obrigatório a apresentação de Certificado Digital COVID da UE válido (certificado de vacinação, certificação de testagem ou certificado de recuperação), ou em alternativa, um resultado negativo num Teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste, da responsabilidade do visitante | acompanhante.

Desta nova organização interna passa a constar um novo horário de visitas com regras específicas para os diferentes serviços hospitalares.

Serviços

Horário

Condições

Medicina Intensiva

12:00 h – 19:30 h

1 visita por dia, durante 30 minutos.

UCINeurocríticos/UCICardíacos

12:30 h – 14:30h

17:30 h – 19:30 h

2 visitas por dia, 1 no período da manhã e 1 no período da tarde, durante 30 minutos.

UCI Neonatais e Pediátricos

Durante 24:00h (pessoa significativa)

09:00 h – 24:00 h (visita)

Pessoa significativa e 1 visita por dia

Psiquiatria

16:30 h – 18:30 h

2 visita por dia, durante 30 minutos, em diferentes horários.

Internamentos

11:00h – 19:30 h (pessoa significativa)

14:00 – 19:30 h (visita)

Pessoa significativa e 1 visita por dia, em diferentes horários.

Pediatria

Durante 24 h (pessoa significativa)

14:00 h – 19:30 h (visita)

Pessoa significativa e 1 visita por dia durante 1 hora.

Obstetrícia

Durante 24 h (pessoa significativa)

14:00 h – 19:30 h (visita)

Pessoa significativa e 1 visita por dia.

No entanto, e para que este novo horário de visitas seja o mais rigoroso para proteção de segurança de todos, reitera-se a importância do cumprimento das recomendações definidas: distanciamento físico entre visitante | acompanhante, utente e profissionais de saúde, etiqueta respiratória; utilização correta de máscara cirúrgica e higienização frequente das mãos.

Ressalva-se, ainda, que os visitantes | acompanhantesnão devem permanecer no quarto ou enfermaria durante a realização de procedimentos, devem utilizar apenas as instalações sanitárias dos visitantes e a entrega de quaisquer objetos pessoais, géneros alimentares ou outros produtos ao utente internado têm de ter autorização prévia do respetivo Serviço.

Se nas 48 horas seguintes, o visitante | acompanhante desenvolver sintomas ou testar positivo à COVID-19, deve ligar para a Linha SNS 24 e informar o Hospital através do 253 027 000 ou do e-mail: [email protected]

Acrescenta-se, ainda, que devem ser respeitados os circuitos existentes para os visitantes e acompanhantes por forma a reduzir a circulação desnecessária de pessoas.

Comentários

topo