Vila Verde

Biblioteca Municipal de Vila Verde promove palestra sobre o racismo na sociedade

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

O racismo na sociedade portuguesa é a temática que, este sábado, leva a ex-secretária de Estado para a Cidadania e para a Igualdade, Catarina Marcelino, à Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde, para partilhar perspetivas e experiências do combate à discriminação no processo de valorização social.

A palestra “O Racismo na Sociedade Portuguesa no Século XXI”, com início agendado para as 17h30, terá como moderador João Delgado, professor e designer multimédia que é natural de Angola e residente em Braga desde 1975.

Esta iniciativa insere-se no contexto da exposição “Império do Medo”, patente na Biblioteca Municipal de Vila Verde até dia 3 de dezembro e que invoca a escravatura, rememorando o tráfico negreiro, a sua violência e circunstâncias, assim como a luta porfiada das vítimas e de quantos se lhe opunham.

Secretária de Estado para a Cidadania e para a Igualdade de 2015 a 2017, Catarina Marcelino foi autora do Relatório Parlamentar “Racismo e Xenofobia em Portugal” em 2019 e coordenou o projeto Microcrédito “Lisboa Empreende” na Câmara Municipal de Lisboa. Presidiu também à Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) e é atualmente é vice-presidente do Instituto de Segurança Social.

Antes da palestra, no sábado, a Biblioteca Municipal de Vila Verde acolhe o lançamento do livro “Povoado Castrejo: As casinhas escondidas”, da autoria de António Cunha, numa sessão que realizará pelas 16 horas.

Comentários

topo