Região

Vem aí chuva e frio para o Minho e pode nevar no Gerês na próxima semana

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

As temperaturas em Portugal continental vão sofrer uma queda abrupta devido a uma massa de frio polar que chega no início da próxima semana.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, são esperadas temperaturas que devem chegar aos 7º C em Lisboa e no Porto, entre os dias 25 e 27 de novembro.

“As máximas não vão ultrapassar os 12 a 15º C. Nas regiões do intra-Norte e Centro, em particular, nordeste transmontano e Beira Alta serão inferiores a 10 graus. As mínimas, por sua vez, não vão ultrapassar os 6 a 8º C”, antecipou a meteorologista Maria João Frada.

Já este domingo, o IPMA alerta para a formação de geada em alguns locais do interior Norte e Centro e um acentuado arrefecimento noturno na generalidade do país.

Na segunda-feira, o céu vai ter períodos de muita nebulosidade, até meio da manhã e há possibilidade de chuva fraca a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. No interior, acima dos 1.200/1.400 metros, vai mesmo existir queda de neve.

Para terça-feira, volta a verificar-se uma descida da temperatura mínima e a formação de geada, com especial probabilidade no interior do país.

Queda de neve

Ainda não é possível confirmar se o primeiro nevão da temporada chega antes do fim de novembro, mas as condições estão a formar-se para tal. É que pode estar muito frio, mas sem chuva não há neve.

Segundo o IPMA, avançado pelo O Minho, “na segunda-feira é esperada alguma precipitação que pode atingir o território nacional, e ao confirmar-se, poderá cair em forma de neve, dada as baixas temperaturas. No entanto, e apesar de ser provável a queda de neve em Trás-os-Montes, ainda não é possível afirmar com certeza que cairá nos pontos mais altos do Minho, como na Serra da Cabreira (Vieira do Minho) ou no Pico da Nevosa (Gerês)”.

“Vai depender da posição de uma depressão que se aproxima, que deverá originar precipitação perto da fronteira (com Espanha), e se cair no território do continente poderá ser de neve a partir dos 1.200/1.400 metros de altura”, explicou a especialista.

Para este fim de semana são esperadas temperaturas máximas de 20 graus no sábado e 18 no domingo. Aa mínimas vão rondar os 5 graus.

Comentários

topo