País

85% dos portugueses vão fazer as suas compras de natal nos centros comerciais

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

Na época festiva deste ano, 84% dos portugueses tencionam comprar nas lojas físicas para fazer as suas compras de Natal. 85% escolhem as lojas nas grandes superfícies comerciais (85%), um aumento de 42% face ao ano anterior (60%), sendo que 54% dos inquiridos optam por fazer algumas das suas compras nos Super/Hipermercados (+14p.p.).

Já 31% dos portugueses tencionam comprar no comércio tradicional e 10% em Grandes Superfícies Especialistas (+6p.p.). 8% dos inquiridos tencionam fazer algumas compras em feiras ou mercados da época; e 8% em bazares de baixo custo (exemplo: “tudo a 1€”).

Os inquiridos com idades compreendidas entre os 18 e os 54 anos são mais adeptos dos Centros Comerciais. Já os mais velhos, entre os 65 e os 74 anos, preferem fazer as suas compras nos Super/Hipermercados (65%). A adesão ao comércio tradicional é maior entre os 45-54 anos (38%) e 65-74 anos (43%).

Os centros comerciais são os locais mais consensuais, reunindo a preferência de mais consumidores em todo o território de Portugal Continental – 92% em Lisboa; 90% no Porto; 89% no Sul; 81% no Centro; e 77% a Norte.

Já o comércio tradicional encontra maior adesão entre os habitantes do Grande Porto (52%). É também na região Norte que mais se valorizam as grandes superfícies especialistas (17%) e as feiras ou mercados de Natal (12%). Na região Centro é onde mais consumidores vão fazer compras em bazares de baixo custo.

Para apoiar o comércio local, 18% tenciona fazer compras nos estabelecimentos perto da sua casa (lojas de bairro).

Metodologia

O inquérito quantitativo do Observador Cetelem Natal 2021 foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen. Este teve como target indivíduos de ambos os géneros, de idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos, residentes em Portugal Continental. O estudo foi conduzido através de entrevistas telefónicas assistidas por Computador (CATI). No total foram feitos 600 contactos para realizar entrevistas representativas do universo em estudo. O erro máximo associado é de + 4.0 p.p. para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram conduzidas por intermédio de questionário estruturado de perguntas fechadas. Foram realizados contactos representativos da população e estratificados por Distrito; Género; Idade e Níveis socioeconómicos para encontrar o target do estudo. As entrevistas foram conduzidas por uma equipa de entrevistadores Nielsen, que receberam treino específico para o presente estudo. O trabalho de campo decorreu entre 20 a 29 de outubro 2021.

Sobre o Cetelem

Cetelem é uma marca do BNP Paribas Personal Finance – entidade especialista em Crédito ao Consumo do Grupo BNP Paribas. Líder europeu no sector, está presente em mais de 30 países de 4 continentes, empregando mais de 20 mil pessoas. Em Portugal desde 1993, emprega 700 pessoas, serve mais de 1,35 milhões de clientes e está presente em mais de 3600 estabelecimentos de parceiros de negócio. Cartões de crédito, crédito pessoal, soluções automóvel e seguros são os principais produtos comercializados e estão disponíveis aos consumidores no site, na app, por telefone e nos estabelecimentos comerciais dos principais parceiros em Portugal, além de serem disponibilizados nas nossas lojas no Porto e em Lisboa. Para apoiar os seus clientes e parceiros, o BNP Paribas Personal Finance está empenhado em promover o acesso a um consumo mais responsável e sustentável.

Comentários

topo