Braga

Braga debateu desafios e futuro da logística em contexto urbano

(C) Município de Braga
Partilhe esta notícia!

O desafio da logística nas cidades e a capacidade de servir mais e melhor a sociedade, assegurando uma maior sustentabilidade das operações de abastecimento nos centros urbanos, foram temas em destaque na 2ª edição da Conferência “As Cidades e a Logística”, realizada pela APLOG – Associação Portuguesa de Logística e que decorreu no Altice Forum Braga.

Nesta conferência, que juntou diversos responsáveis empresariais e políticos, foram debatidos temas como as políticas de administração locais, a importância da logística urbana, as dificuldades no acesso aos grandes centros, o tráfego, as infra-estruturas, bem como as principais tendências em mobilidade.

Ricardo Rio, presidente Câmara Municipal de Braga, lembrou que em Braga estão sediados alguns dos principais operadores do sector “muito relevantes para a economia local e nacional”, numa Cidade que apresenta desafios para todos os modelos logísticos. “Quando se fala de logística em cidades não podemos ficar apenas na dimensão conceptual. É necessário aplicar o conceito aos territórios e, nesse contexto, Braga é um Concelho fértil para a evidência e experimentação de novas soluções não só pela sua dinâmica económica, mas também pelas suas características de organização urbana que, com uma vasta zona pedonal, coloca desafios muito particulares no abastecimento de todos os sectores da cadeia comercial”, referiu o Autarca, durante a sessão de abertura que também contou com a presença de Raul Magalhães, presidente da APLOG.

Os grandes desafios na mobilidade urbana, nomeadamente de mercadorias, são, por um lado, as infra-estruturas e os meios de transporte e, por outro, a operação logística cada vez mais complexa (menores volumes e aumento da frequência de entrega), sem reduzir a elevada qualidade nos serviços prestados.

Leia mais em: https://bit.ly/31sNYZH

Comentários

topo