Ambiente

Estão abertas as inscrições para as Olimpíadas Nacionais das Reservas da Biosfera

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

As Olimpíadas Nacionais das Reservas da Biosfera querem desafiar a comunidade escolar de norte a sul do país e regiões autónomas dos Açores e Madeira a explorarem, ao vivo e a cores, a biodiversidade e as tradições das Reservas da Biosfera portuguesas.

A atividade ambiciona que os jovens não só conheçam o conceito e a importância das Reservas da Biosfera, mas que as vivenciem através de desafios dinâmicos onde poderão melhorar competências e envolverem-se ativamente na conservação da natureza e na agenda da transição verde que vivemos.

Estas Olimpíadas são promovidas pelo projeto Reservas da Biosfera, Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes, em colaboração com a Ordem dos Biólogos, e destinam-se aos alunos do 8º e do 10º ao 12º ano de todo o país. A atividade requer que sejam formadas equipas de dois a quatro alunos, enfrentando duas eliminatórias distintas e promovendo dinâmicas de conservação da biodiversidade e da cultura de uma Reserva da Biosfera. A segunda eliminatória desta competição será realizada numa das 12 Reservas da Biosfera portuguesas, onde estes jovens poderão evidenciar o porquê de estes locais serem essenciais para o desenvolvimento económico sustentável e combate à crise climática.

Participar nas primeiras Olimpíadas Nacionais das Reservas da Biosfera é uma oportunidade de conhecer e fazer parte de territórios que se distinguem pela sua extraordinária natureza, identidade cultural única e pelo compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Os participantes terão também a oportunidade de ganhar uma estadia de três dias num destes sítios classificados pela UNESCO e as restantes equipas que alcançarem o pódio terão direito a outras recompensas.

A submissão de inscrições e o regulamento podem ser encontrados através do website do Projeto Reservas da Biosfera, Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes.

Comentários

topo